Economia
20-07-2021 | 22:26:00
Por: Governo do Estado do Parana
Cambé terá unidade da fábrica de fertilizantes Brandt do Brasil
Estrutura da empresa no município inclui um centro de pesquisa e um centro de desenvolvimento biológico. A previsão é que as instalações paranaenses gerem 100 empregos diretos com produção de 20 milhões de litros de fertilizantes anualmente.
Por: Governo do Estado do Parana
O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, esteve no evento de lançamento da nova fábrica, realizado nesta segunda-feira (19) e destacou que a empresa está em um dos melhores pedaços de terras do mundo. “O Paraná tem uma diversidade em sua agropecuária, o que atrai investimentos, como é o caso desta indústria de fertilizante foliar”, disse Ortigara.
Ortigara ressaltou a força paranaense na produção de várias culturas, como milho, soja, trigo, cevada e feijão, e a liderança, entre outros, em proteínas animais no Brasil. “Sejam bem-vindos todos aqueles que querem investir no agro do Paraná. É o nosso ganha-pão porque praticamente 34% ou mais da nossa riqueza anual tem a ver com agro, com terra, com gente produzindo, com a agroindústria”, exaltou.
O evento teve a presença do CEO global da empresa, Rick Brandt. “Ter essa capacidade extra de produção será ótimo para todos nós, mas provavelmente o mais importante é que temos espaço para expandir ainda mais dentro desta nova instalação, seguros da capacidade de produção”, afirmou.
O presidente da Brandt do Brasil, Wladimir Chaga, reforçou que a escolha do norte paranaense para sediar a nova unidade foi estratégica. “Além da posição geográfica favorável, é uma área de transição para o cerrado”, ponderou. Segundo ele, também pesou o fato de empresas de pesquisa genética da soja e milho, como Embrapa Soja e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater, terem a região como sede. A Brandt do Brasil é subsidiária da empresa norte-americana, presente em 65 países. Além da unidade em Cambé, ela mantém fábrica em Olímpia (SP).
PRESENÇA – O presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná), Natalino Avance de Souza, também participou do evento.