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Economia 09-10-2024 | 1:03:00

A revolução do sucesso

Evandro Lopes



No presente, tudo é resolvido por um dispositivo chamado smartphone, que não demanda saídas do sofá. A revolução tecnológica 2.0 e a Inteligência Artificial (IA) facilitaram um aprendizado sem esforço. O ser humano está vivendo, sem dúvidas, o melhor momento da história. Agora, sob o aspecto do empreendedorismo, o foco é entender a fase atual, aprendê-la e, enfim, vivenciar o sucesso.

Nessa “revolução do sucesso”, o modelo mental de simplesmente criar ferramentas e vender atributos se transformou em uma era de customer centricity - ou centralização no cliente -, onde a efetividade de uma marca é guiada por 4R’s:

Reconhecimento: elevar o valor da marca;
Relacionamento: manter o foco no cliente;
Relevância: estabelecer conexões que enriquecem o propósito do cliente;
Reputação: cuidar da integridade da marca e ser parte da história do cliente.
A boa notícia é que alguns exemplos práticos desta aplicação já foram estabelecidos e podem ser analisados e aplicados por outros negócios. Dentre eles, a Uber, que removeu toda a complexidade do processo de deslocamento e colocou uma alternativa de transporte na palma da mão, e o iFood, em que a preocupação não é sobre a origem da comida, mas sim em recebê-la pronta e no conforto do lar.

O desafio, na verdade, está justamente em colocar no lugar de um processo moroso, inspiração, realização e sucesso. Nem só presença nas mídias gera resultados, especialmente em um tempo em que a presença dos clientes é muito mais passiva. É preciso entender que o foco está totalmente em suprir e evoluir conforme as necessidades do consumidor. Para vivenciar a revolução do sucesso da melhor forma, as marcas devem ser escolhidas não pelo que oferecem, mas pelo que representam.

Evandro Lopes é CEO e fundador da SLComm, especialista em marketing e neurociência

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