Cursos
03-08-2022 | 14:18:00
Por: Redação RuralNews
Curso do Senar/MS ensina a fabricar conservas e evitar desperdícios
Quatro cidades de MS terão o curso gratuito neste mês.
Por: Redação RuralNews
“Se você tem uma horta no quintal de casa pode produzir conservas. É uma alternativa para evitar desperdícios. Se você cultiva quiabo, chuchu, por exemplo, com toda certeza terá um volume considerável de matéria-prima ainda fresca e dá para produzir vários potes de conservas mistas com duas variedades de legumes ou seletas com três ou mais variedades”, explica a instrutora, Eunice Ramalho Ramos.
Apesar de ser simples, alguns detalhes podem fazer a diferença na hora da fabricação. “Para lavar adequadamente, fazer a seleção dos legumes, cortar, lavar, esterilizar os potes, retirar as bolhas de ar e fechar corretamente existe técnica. Se tudo for feito conforme a orientação, a sua conserva pode durar até seis meses, nos casos de pimenta a durabilidade é muito maior, até dois anos.
Qualquer tipo de hortaliça pode virar conserva, mas é interessante aproveitar a época de cultivo dos legumes e os preços praticados no mercado, critérios que ajudam na escolha de qual legumes escolher.
Sobre o preço, de acordo com a instrutora, não existe regra, mas uma dica pode ajudar a fechar o preço do seu produto. “Você pode somar o valor das hortaliças utilizadas em uma receita, multiplicar por três e adicionar 10% sob o valor, além é claro, de somar o custo com a embalagem que é o que mais pode pesar no investimento”, detalha.
O pote de conserva de hortaliças de 600 gramas pode ser vendido por R$ 15 e a conversa do gengibre em torno de R$ 25.enbsp;
A capacitação também ensina a preparar alguns temperos e receitas como antepasto de berinjela e abobora defumada.
Ficou interessado? As próximas agendas são dias 04 e 05 de agosto, em Dourados; 08 e 09 em Glória de Dourados; 09 e 10 em Terenos e dias 11 e 12 em Sidrolândia. Outras informações você pode procurar pelo sindicato rural do seu município.