Publicidade
Coronavírus 19-11-2021 | 13:43:00

Estado participa da 2ª etapa do estudo de imunização em adolescentes em Toledo

A pesquisa, pioneira no Brasil, pretende analisar o comportamento do vírus Sars-Cov-2, responsável pela Covid-19, em uma cidade de porte médio, cuja população esteja completamente imunizada. Toledo foi o único município brasileiro a receber o projeto


Por: Governo do Estado do Parana


“Todo lugar que eu vou, faço questão de agradecer aos profissionais de Saúde que não pararam de trabalhar em nenhum momento e nos ajudaram a ser um dos estados que mais vacinou sua população contra a Covid-19”, disse o secretário Beto Preto.
“Este estudo da Pfizer em Toledo é de um prestígio e uma honra tão grande, porque essa indústria internacional nos trouxe esperança e hoje temos uma vacina segura para nossos adolescentes”, acrescentou.

A pesquisa, pioneira no Brasil, pretende analisar o comportamento do vírus Sars-Cov-2, responsável pela Covid-19, em uma cidade de porte médio, cuja população esteja completamente imunizada. Toledo foi o único município brasileiro a receber o projeto.

O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, reforçou a participação do Governo no enfrentamento da pandemia. “Todo esse processo de vacinação foi possível graças ao apoio do Estado na agilidade em providenciar as vacinas e agora podemos ter este momento de felicidade em finalizar a imunização da população”, afirmou.
PROJETO – O estudo foi iniciado em Toledo no dia27 de agosto após formalização do governador Carlos Massa Ratinho Junior, com a farmacêutica norte-americana e o município.

A médica de vacinas da Pfizer no Brasil, Olga Mellone, falou sobre a escolha do município como sendo a única cidade brasileira a receber o estudo. “Toledo tinha todos os critérios que precisávamos, e graças a transparência de dados e organização de toda uma rede pudemos perceber a redução no número de casos, óbitos e internações. Não há dúvidas de que iremos levar as informações exitosas deste estudo observacional para todo o mundo”, disse.

Na época, a cidade recebeu 35.173 doses destinadas exclusivamente à finalização da primeira dose (D1) na população adulta e início da imunização dos adolescentes. Até agora, 10.845 adolescentes foram vacinados com a D1 e devem completar o esquema vacinal até a próxima semana.
O pesquisador principal do estudo observacional e médico intensivista do Hospital Moinhos de Vento, Regis Goulart Rosa, ressaltou a importância do projeto. “Este estudo é muito importante para observar o comportamento do vírus e suas variantes, considerando a responsabilidade e necessidade de monitorar os efeitos da vacinação a longo prazo, para retirarmos informações relevantes que irão ajudar no enfrentamento da pandemia”, destacou.

MUNICÍPIO – A secretária municipal de Saúde de Toledo, Gabriela Kucharski, apresentou os dados epidemiológicos após o início da imunização com o apoio da Pfizer. Segundo ela, 100% da população acima de 12 anos já recebeu a D1 e 72% estão completamente imunizados.

“A nossa população aderiu fortemente à vacinação e já registramos redução no número de casos, saindo de uma média móvel diária de 50 novas confirmações para menos de 10. Isso sem contar o número de internações em leitos de UTI e óbitos. É um grande orgulho que tenhamos sido escolhidos para realizar esse estudo e agora esperamos atingir 100% da nossa população com as duas doses”, afirmou.

TAGS: Coronavírus




Publicidade