Clima 13/02/2024

RS: frente fria deve afastar com onda de calor

Sistema frontal provocou chuvas fortes na Argentina e no Uruguai

Imagem captada ontem em Punta Carretas, Montevidéu (Uruguai). Foto: Débora Fabrício/Metsul Meteorologia

Redação em Porto Alegre/RS

Uma frente fria que promete acabar, nesta terça-feira (13), com a onda de calor que afeta o Rio Grande do Sul passou por grande parte da província de Buenos Aires, provocando chuvas fortes, e atua também com intensidade elevada no Uruguai, conforme informações da Metsul Meteorologia. A chegada do sistema frontal carrega nuvens do tipo arco a várias localidades do sul e do leste uruguaio.

Nuvem prateleira

Na manhã desta segunda-feira, uma nuvem do tipo prateleira avançou sobre a capital uruguaia, Montevidéu. No começo da tarde. o Aeroporto de Carrasco registrava chuva e trovoadas e os termômetros marcavam 24ºC. O Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet) tem advertências amarela e laranja sobre o risco de temporais isolados.
Com o avanço dessa frente fria sobre a massa de ar quente e úmida que atua sobre o Estado, nesta terça-feira há chance de tempestades em praticamente todas as regiões. Há risco para transtornos devido às chuvas e ventos pontualmente intensos durante os temporais e queda de granizo.
Os acumulados podem passar de 75 mm/dia no Campanha, Missões, Centro, Vales, Região Metropolitana e Nordeste. Nas demais regiões os acumulados variam entre 35 e 55 mm/dia. Em Porto Alegre a previsão é de 30 mm.
Amanhã, o tempo firme volta a predominar em quase todo o RS, segundo a Metsul. No Noroeste, Norte e Nordeste, há condição para chuva pontualmente moderada com trovoadas. A tendência é que a quinta-feira seja de tempo estável em praticamente todo o Estado.

TAGS: frente fria - calor