Clima 18/03/2024

Outono: RS tem previsão de chuvas intensas na quinta-feira

Empresa Metsul relata modelos climáticos com chuvas, ventos e inversões térmicas

Prédios foram afetados pelas chuvas de sábado. Foto: Corpo de Bombeiros de Erechim

Redação em Campo Grande/MS

Grandes mudanças climáticas devem ocorrer no meio da semana, no Rio Grande do Sul, e merecem muita atenção. Entre quarta-feira e quinta uma frente fria deve causar chuvas fortes, vendavais e elevação da temperatura. Na quarta, o tempo fica mais aberto na maioria das áreas e o calor será muito intenso, com máximas perto de 40ºC. Mas, uma frente fria que vai encontrar essa massa de ar muito quente, úmida e instável, gerando uma grande mudança do tempo.
A frente vai atingir o Sul gaúcho já no final da quarta e cruzará pelo estado entre a madrugada e manhã da quinta-feira.
Modelos climáticos projetam um sistema bastante intenso com volumes muito elevados de chuva em curto período em praticamente todo o estado e ainda um risco acentuado de temporais com rajadas de vento forte.
A mudança pode provocar grande impacto como danos, falta de luz e alagamentos em vários municípios gaúchos.

Temporal

Um temporal ocorrido no final de semana deve levar a Prefeitura de Erechim (RS) a decretar situação de emergência, nesta segunda-feira (18) por conta de estragos em casas, prédios públicos e na zona rural. Segundo a Defesa Civil, foram atendidas em torno de 80 destelhamentos e 15 quedas de árvores. Os principais bairros atingidos foram Paiol Grande, Amanhecer, Cavassolla, Cotrel, Agrícola e Presidente Vargas. Não há registro de feridos ou desalojados. A Defesa distribuiu lona plástica para cobertura de casas destelhadas.
O Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) divulgou que as rajadas de ventos passaram dos 40 km/h e o volume de chuva foi de 80 milímetros, na cidade, no período aproximado de 15 minutos, no sábado (16).


TAGS: chuvas