Clima 01/02/2024

Inmet prevê chuva acima da média em grande parte do país em fevereiro

Acúmulo de água no solo vai contribuir com plantio da safra de milho

Mapas elaborados pelo Inmet com previsões de fevereiro. Divulgação

Da redação - Rural News

Fevereiro será um mês de chuvas intensas em grande parte do país, segundo previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), divulgada nesta quinta-feira (1º). A região Norte e em áreas da Sul, além dos estados de Mato Grosso e Goiás haverá ocorrências acima da média. E grande parte das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do País, além de áreas do Pará, Amapá, Tocantins e Paraná, a previsão indica condição normal.
Considerando o prognóstico e o possível impacto na safra de grãos 2023/24, o Inmet destaca que áreas na região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) terão aumento na umidade do solo, com chuvas mais frequentes, possibilitando o avanço da semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. O mesmo cenário é previsto para o Brasil Central.

Na região Sul, os volumes de chuva previstos devem superar a média para o mês, mantendo os níveis de água no solo elevados, favorecendo o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra, além da semeadura e colheita de parte das lavouras.

Temperatura
As temperaturas devem ficar acima da média em praticamente todo o país, com marcas acima de 25ºC. Em áreas do Amazonas, Pará, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Matopiba, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco, a temperatura média poderá chegar aos 30ºC.

No centro-sul do Rio Grande do Sul e no sul mineiro são previstas temperaturas próximas à média. No sul do Espírito Santo, leste de Santa Catarina e Rio de Janeiro, a previsão indica temperaturas ligeiramente abaixo da média.


TAGS: chuvas - mapas - inmet - fevereiro