Clima 30/01/2024

Clima vai determinar o tamanho das safras no primeiro semestre

Da redação - Rural News

O Rio Grande do Sul deve ter uma safra de grãos, começando pela soja, que será diferenciada das previsões de perdas. Pelo menos é isso que estão dizendo autoridades e lideranças do agronegócio do Estado, mesmo ainda sem poder prever com certeza o total da safra.
Mas, os gaúchos parecem ter dominado a tecnologia de enfrentar as intempéries. Primeiro, a seca danada, depois a chuvarada. E eles estão lá, firmes, à espera de uma produção satisfatória.

O mesmo deve acontecer no Paraná, que, apesar de ter passado pela chuvarada no começo do mês nas regiões oeste e Noroeste, parece que o tempo firmando vai possibilitar bons resultados.

Problemas estão ocorrendo em São Paulo, no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde o plantio foi mais atrasado e a possibilidade de chuva agora na época da colheita, com o adentrar de fevereiro, é muito grande. Inclusive, Mato Grosso do Sul deve passar nos próximos dias por uma nova onda de calor de 40 graus.
Expectativa de que chova e haja períodos de Sol para uma safra satisfatória, inclusive para o milho. E tudo vai depender do clima.

A Aprosoja de Mato Grosso e a Abramilho reconhecem isso. Têm, inclusive, muita preocupação se os agricultores vão conseguir superar as dificuldades climáticas. Em Goiás, as perdas chegaram a 23% até a semana passada. O Tocantins rebate as perdas da soja com bons resultados do arroz.

Há também boa expectativa no sul do Pará e no sul do Maranhão. Mato Grosso do Sul tem situação um pouco complicada, entre interrogações, boas notícias e muita preocupação com o clima.

Valdecir Cremon para o Rural News.

TAGS: clima - chuva - calor - sol - safra