Publicidade
Clima 10-11-2024 | 22:29:00

Chuvas no início de novembro superaram 200 mm em muitas áreas do Brasil

A chuva acumulada nos primeiros 10 dias do mês já supera a média climatológica para novembro em várias regiões do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste.


Por: Redação RuralNews


O lugar onde mais choveu no Brasil neste período foi em Sorocaba (SP). Entenda o impacto que isto poderá ter quando vierem as chuvas do verão. Mas as chuvas mais volumosas recentemente caíram sobre Minas Gerais e Rio de Janeiro com a passagem de uma frente fria.
Entre 9 horas do dia 8 e 9 horas deste sábado, 9 de novembro, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 121,8 mm em São João Del Rei (MG), 119 mm em Três Rios (RJ), 101,6 mm em Nova Friburgo/ Salinas (RJ) e 98,4 mm em Divinópolis (MG).
Esta mesma frente fria chegou à Bahia e também provocou chuva forte no sul do estado. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 99,0 mm em Caravelas entre 9 horas do sábado, 9, e 9 horas deste domingo, 10 de novembro de 2024.
Climatologia de precipitação no Brasil para novembro (Fonte: Inmet – 1991-2020)
Climatologia de precipitação no Brasil para novembro (Fonte: Inmet – 1991-2020)



Mas desde o início do mês, além da passagem de outra frente fria, a circulação de ventos sobre o país, em vários níveis da atmosfera, tem facilitado a formação de corredores de umidade entre o Norte, o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil, espalhando o ar úmido e quente necessário para manter o crescimento das áreas de chuva. Mais de 300 mm 10 dias
O mapa abaixo mostra a distribuição da média climatológica de chuva para novembro no Brasil, conforme cálculos mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia, para o período de 1991 a 2020.
É fácil perceber que em grande parte do Norte, no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil, a média de chuva para novembro varia de 180 a 260 mm e não supera os 300 mm. Em pequenas porções do Amazonas e do Acre a média mensal pode chegar a 300 mm.Com base nestas médias, os acumulados de chuva observados no estado de São Paulo ficam ainda mais impressionantes. Muitas áreas do estado registraram cerca de 200 mm apenas nos 10 primeiros dias de novembro, superando ou se aproximando muito da média mensal climatológica. A maior quantidade de chuva acumulada de 1 a 10 de novembro no país foi na região de Sorocaba, que registrou cerca de 340 mm de chuva. As regiões das cidades paulistas de Ribeirão Preto, Altair e Corumbataí e de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, acumularam cerca de 300 milímetros.
No Sul do Brasil, chama atenção os mais de 200 mm acumulados em municípios da Grande Florianópolis. No Paraná a chuva dos dez primeiros dias de novembro supera os 230 mm na região de Joaquim Távora.
No Centro-Oeste do Brasil, em apenas 10 dias a região de São José do Rio Claro, em Mato Grosso, acumulou quase 280 mm de chuva e a região de Jardim, em Mato Grosso do Sul, recebeu cerca de 265 mm de chuva. Na região serrana do estado do Rio de Janeiro, muitas áreas acumularam de 100 a quase 170 mm de chuva nestes 10 primeiros dias de novembro. O maior acumulado foi registrado na região de Nova Friburgo/ Caledônia, com cerca de 168 mm.

No Espírito Santo, a região de Rio Bananal já acumulou cerca de 260 mm, mas vários locais no estado já somam de cerca de 150 milímetros de chuva nos primeiros 10 dias de novembro

A climatologia nos mostra que médias mensais de precipitação da ordem de 300 mm aparecem no Centro-Oeste ou no Sudeste do Brasil de dezembro a fevereiro. Dezembro e janeiro são, de forma geral, os meses mais chuvosos do ano em grande parte do Brasil.


TAGS: Clima - eventos climáticos


Texto publicado originalmente em https://www.climatempo.com.br/noticia/temporal/muita-chuva-no-brasil-no-inicio-de-novembro

Publicidade