15/03/2024

Dia será de calorão em estados do Centro-Sul do pais

Climatempo revela como o Brasil sofre com forte onda de calor

Onda de calor intenso atinge várias regiões do país. Imagem: Umaine

Climatempo

Esta sexta-feira (15) - a última do Verão deste ano - será de muito calor e pancadas de chuva em várias regiões do país, especialmente no centro-sul, com temperaturas muito acima das marcas tradicionais para esta época. Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo permanecem com condições do tempo inalteradas em relação aos demais dias desta semana. O Outono começa na quarta-feira, dia 20.
O ar úmido e quente predomina pelo interior do país e nuvens carregadas aumentam em mais nestes estados. No Rio Grande do Sul, a passagem de uma frente fria deve ajudar a formar as nuvens de chuva.
Ações da Zona de Convergência Intertropical estimulam o aumento da chuva sobre parte do Norte e do Nordeste do Brasil.

Região Sul

O ar úmido volta a entrar sobre o Sul do Brasil e com o calor intenso, as nuvens de chuva voltam a se formar. A passagem de uma frente fria pela costa gaúcha ajuda a formar nuvens carregadas sobre o Rio Grande do Sul.
O Sul do Brasil continua muito quente. O interior do Paraná ainda pode ter temperaturas próximas dos 40°C. O sol aparece forte em todo o estado e também em Santa Catarina. Algumas pancadas de chuva devem ocorrer a partir da tarde no oeste e centro-sul catarinense, no sul, centro, oeste e leste do Paraná.
Por enquanto não chove na Grande Curitiba e nem no centro-leste do Paraná. O sol predomina o dia todo no Vale do Itajaí e no litoral catarinense.

Região Sudeste

O ar quente e seco predomina sobre parte do Sudeste e as condições para chuva diminuem em algumas áreas de todos os estados. As temperaturas estão em elevação em todos os estados.
No oeste e noroeste de SP, no Triângulo Mineiro e norte de MG, no Sul de Minas e na Zona da Mata Mineira, o sol aparece forte, faz calor desde cedo e algumas pancadas de chuva com raios podem ocorrer à tarde e em parte da noite. Mas a chuva não deve causar transtornos nestas áreas.
O sol e o tempo seco, sem chuva, predominam nas demais regiões de São Paulo, de Minas Gerais, em todo o estado do Rio De Janeiro e no Espírito Santo. As capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória passam esta sexta-feira com sol forte e muito calor.
A cidade de São Paulo poderá ter a tarde mais quente já registrada em um dia de março.

Região Centro-Oeste

O ar úmido e quente predomina sobre a Região Centro-Oeste. A circulação de ventos sobre o Brasil leva mais umidade também para o MS. O calor continua intenso neste estado.
O sol aparece forte por várias horas em todo o Centro-Oeste. Mas no decorrer do dia, com o calor intenso, as nuvens carregadas se formam e provocam pancadas de chuva com raios à tarde e à noite em toda a Região. Há chance de chuva moderada a forte.
A chuva mais frequente e forte deve ocorrer em Goiás e no leste de Mato Grosso.

Região Nordeste

O ar úmido e quente que está sobre o Nordeste e a proximidade da Zona de Convergência Intertropical formam nuvens carregadas em todos os estados do Nordeste. A água do mar com temperatura acima do normal ajuda a formar mais nuvens de chuva pelo litoral.
O tempo permanece muito instável em todo o Nordeste. As condições para chuva são altas. A Região Nordeste tem pancadas de chuva e períodos com sol. Há risco de raios e de chuva moderada a forte em áreas de todos os estados, a qualquer hora.
A chuva deve ser mais volumosa no Maranhão, Piauí e Ceará.

Região Norte

Áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical e o ar quente e úmido que predomina sobre o Norte do Brasil formam muitas nuvens carregadas sobre a Região.
As condições para chuva permanecem altas no Norte do Brasil e há risco de chuva moderada a forte em áreas de todos os estados da Região.
Praticamente toda a Região Norte tem uma sexta-feira com períodos de sol e pancadas de chuva com raios, que podem ocorrer a qualquer hora.
A chuva deve ser mais frequente e volumosa no leste e nordeste do Pará, no Amapá, no noroeste, centro e sudeste do Amazonas.



Texto publicado originalmente em https://www.climatempo.com.br/noticia/2024/03/13/onda-de-calor-se-prolonga-ate-o-fim-do-verao-4425