Previsão do Tempo 13-05-2025 | 8:46:00

Temporais persistem no extremo norte e mantêm alerta para a região

Volumes de chuva continuam altos em Roraima, Amapá, Amazonas e Pará

Por: Redação RuralNews

Várias áreas do extremo norte do Brasil começaram a semana com novos temporais. Os maiores volumes foram registrados em Macapá (80,3 mm) e Boa Vista (70 mm), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. No Pará, as chuvas também foram intensas: Altamira registrou 63,1 mm e Belém, 43 mm, entre 9h de 11 de maio e 9h de 12 de maio.
VEJA TAMBÉM:

Mapa de risco de chuva forte na Região Norte para 13/5/25 (Fonte: Climatempo)


Macapá foi a capital com maior volume de chuva no Brasil nesse intervalo. Já Boa Vista teve sua segunda forte tempestade em menos de uma semana — entre os dias 4 e 5 de maio, já havia registrado 138 mm.



Com isso, o acumulado de chuva em Boa Vista, entre 1º e 12 de maio, chegou a 215,4 mm, o equivalente a 62% da média mensal. Em Macapá, o volume alcançou 148,4 mm, cerca de 48% da média para o mês.



Maio ainda é um mês de muita chuva no extremo norte do Brasil, com destaque para os estados de Roraima, Amapá, Amazonas e Pará. A atuação daZona de Convergência Intertropical (ZCIT), somada ao ar quente e úmido predominante, mantém o padrão de fortes pancadas.

Alerta

A Climatempo mantém o alerta para risco de temporais nesta terça-feira (13) em todo o estado de Roraima, no norte e noroeste do Amazonas, no noroeste do Pará e no extremo norte do Amapá. A maioria das áreas do Amazonas e do Pará também pode registrar pancadas moderadas a fortes, geralmente entre a tarde e a noite, com raios e rajadas de vento.

TAGS:
Previsão do tempo - clima - Climatempo


Texto publicado originalmente em Notícias
Leia também: