Pecuária leiteira 09-01-2025 | 20:25:00

Selantes para mastite melhoram saúde mamária das vacas e qualidade do leite

Para melhorar a saúde mamária das vacas, os selantes para tetos aparecem como uma solução eficaz para o controle da mastite, afirma veterinário

Por: Redação RuralNews

A mastite bovina é uma doença infecciosa que afeta a glândula mamária das vacas, principalmente as leiteiras, e é causada por microorganismos. A doença é caracterizada por um processo inflamatório que leva a alterações no leite, como mudanças na cor e consistência, e a uma redução na produção de leite.
VEJA TAMBÉM:

A doença pode ser causada por uma grande variedade de agentes, como bactérias, fungos, leveduras, micoplasmas e algas. A maioria das infecções é causada por bactérias. O especialista explica que o selante para mastite é aplicado diretamente nos tetos das vacas, de forma intramamária, formando uma barreira protetora que impede a entrada de patógenos, como as bactérias, e reduz o risco de infecções.
O recurso protege os úberes e minimiza a propagação de infecções nos tetos das vacas


"Sua aplicação é feita em vacas no fim da lactação, geralmente após o tratamento de vaca seca, o selante cria uma camada protetora que preserva a integridade do úbere, principalmente em ambientes que favorecem a proliferação de agentes causadores de mastite, como umidade e impurezas."

Renato ressalta que, antes de aplicar o produto, utiliza-se um antibiótico intramamário (geralmente de absorção lenta) e, em seguida, o selante é aplicado. Esse protocolo (antibiótico + selante) trata as mastites subclínicas e reduz a taxa de novas infecções durante o período seco.

TAGS:
Mastite - pecuária - slantes para mastite - saúde mamária - pecuária leiteira


Texto publicado originalmente em Notícias
Leia também: