Soja 03-06-2024 | 10:33:00

Ritmo do plantio nos EUA dá o tom no mercado da soja

Os preços da soja operam no campo negativo nos contratos futuros de Chicago

Por:

VEJA TAMBÉM:

A produção de soja do Paraná deverá totalizar 18,4 milhões de toneladas


Os participantes também observam certa acomodação das adversidades que vinham assolando o Cone-Sul, especialmente o Rio Grande do Sul e partes da Argentina. Na Argentina, a colheita de soja chega a 87%, ante 86% do mesmo ponto do ano passado, de acordo com levantamento do Ministério da Agricultura do país. A área semeada ficou em 15,57MH, contra 15,98MH da temporada passada. No Rio Grande do Sul, dados da Emater indicam que a colheita chega a 94%. No mesmo ponto do ano passado os trabalhos estavam finalizados. Os produtores ainda enfrentam sérios transtornos com o excesso de umidade do solo e dos grãos.





A maior parte das áreas por colher está na porção sul do estado e apresentam alto grau de umidade e de grãos danificados. Nestas regiões até 30% das lavouras foram atingidas pelo excesso de umidade e enchentes. A produção de soja do Paraná deverá totalizar 18,4 milhões de toneladas, ante o recorde de 22,4 milhões de toneladas colhidas no ano passado – queda de 18%.





Em relação às estimativas iniciais, as perdas são ainda maiores. A área semeada ficou em 5,77 milhões de toneladas, ante 5,78 milhões de toneladas do ciclo anterior. O levantamento é do Deral. Prêmios nos portos, no mercado spot (junho e julho), giram na faixa entre 20/45 cents por bushel acima da cotação da CBOT. Indicações de compra no oeste do Paraná entre R$ 129/131 e em Paranaguá na faixa de R$ 138/140 – dependendo do prazo de pagamento e, no interior, também do local e do período de embarque

TAGS:
soja - USDA - mercado - agricultura - estoques


Texto publicado originalmente em Notícias
Leia também: