Tecnologia 02-04-2025 | 14:09:00

"Inovação Aberta" impulsiona colaboração entre empresas e pesquisa no Brasil

Novo episódio do podcast Raízes da Inovação, da Fundepag, debate como a troca de conhecimento acelera soluções tecnológicas e sustentáveis no agronegócio

Por: Redação RuralNews

No episódio “Inovação Aberta” do podcast Raízes da Inovação, promovido pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag), que vai ao ar a partir de 27 de março, nos canais da Fundação no YouTube e Spotify, o tema é explorado pela diretora-geral do Instituto de Tecnologia dos Alimentos (Ital), Eloísa Helena Garcia; pela Head de Mudanças Climáticas e Circularidade da Natura, Fernanda Fachini; e pela Especialista em Inovação Tecnológica e Desenvolvimento de Novos Negócios da Fundepag, Luciana Teixeira; com a moderação da jornalista Monaliza Pelicioni.
VEJA TAMBÉM:

Cada uma delas traz uma perspectiva única sobre a importância da colaboração entre o setor privado, as instituições de pesquisa e as tecnologias emergentes para promover uma inovação que atenda às necessidades reais do mercado e da sociedade. Para Eloísa, na prática, a inovação aberta permite o uso da expertise de diferentes áreas sem que seja necessário ter todo o conhecimento dentro de casa. “Muitas vezes, as empresas não têm o capital intelectual necessário para fazer tudo sozinhas. A colaboração é fundamental para alcançar resultados que, individualmente, seriam mais difíceis de conquistar”, afirma.
Especialistas discutem a importância da colaboração entre setores para promover a inovação aberta e acelerar soluções sustentáveis no Brasil


Por sua vez, Fernanda destaca a Natura como um exemplo de sucesso em inovação aberta, já que mais de 70% de suas inovações surgem desse modelo colaborativo, conectando diferentes setores para desenvolver soluções mais completas. “Essa abordagem nos permite integrar conhecimentos diversos e criar soluções mais eficazes”, afirma a especialista, que há 20 anos lidera projetos de inovação aberta na empresa.

Desafios e Vantagens da Inovação Aberta



Enquanto a inovação fechada limita o processo dentro dos muros da empresa ou instituição de pesquisa, a inovação aberta permite que diferentes atores contribuam com seu conhecimento e experiência. Segundo Luciana, no entanto, para que a inovação aberta funcione de maneira eficaz, é preciso contar com instrumentos jurídicos que garantam segurança para todas as partes envolvidas. “Como os resultados desses projetos podem levar anos para se concretizar, é fundamental definir desde o início quais serão os direitos e obrigações de cada participante. As empresas costumam se preocupar com os benefícios que terão no final, mas é preciso amadurecer a mentalidade e enxergar o quadro maior. Muitos desafios são complexos demais para serem resolvidos sozinhos, e a colaboração, com regras bem definidas, é o caminho para alcançar soluções que não seriam possíveis individualmente", afirma.

O episódio também explora o papel da inovação aberta na aceleração de agendas sustentáveis. Uma vez que, sem colaboração, a transformação necessária para lidar com os desafios ambientais seria impossível. "Ninguém faz nada sozinho", afirma Fernanda, enfatizando que o setor privado precisa cada vez mais olhar para o conhecimento externo para criar soluções viáveis e sustentáveis.

O terceiro episódio do podcast “Raízes da Inovação” pode ser assistido nos canais da Fundepag no YouTube e Spotify e é uma excelente oportunidade para entender como o modelo de “Inovação Aberta” está transformando o Brasil.

Sobre a Fundepag



A Fundepag foi criada em 1978, a partir dos esforços de grupos empresariais, representantes da agropecuária, da indústria, do comércio e das finanças para somar esforços do Estado e da iniciativa privada no desenvolvimento de projetos de pesquisa.

Apoia e executa diversos tipos de projetos, serviços tecnológicos, capacitações e eventos. Além de contar com seu próprio Núcleo de Inovação Tecnológica Fundepag – NIT, expandido para Centro de Inovação Tecnológica - Conexão.f - reconhecido pelo Governo paulista, oferece uma estrutura de apoio administrativo-financeiro, de gestão de pessoas, consultoria jurídica e ferramentas informatizadas, com a qualidade e ética assessoradas pelas ISO 9001:2015 (qualidade), ISO 37301:2017 (compliance) e ISO 37001:2017 (antissuborno).

Mais informações: https://portal.fundepag.br

TAGS:
Inovação Aberta - Raízes da Inovação


Texto publicado originalmente em Notícias
Leia também: