Logística 30-09-2025 | 17:23:00

Queda nos preços de frete acompanha encerramento da segunda safra de grãos

Preços de frete de grãos caem em agosto após o término da segunda safra, com destaque para milho e soja em Mato Grosso, Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul

Por: Redação RuralNews

Além disso, segundo a edição de setembro do Boletim Logístico, a produção recorde de milho na temporada 2024/25 aumentou a necessidade de escoamento rápido da safra. Assim, os preços dos fretes rodoviários atingiram o pico em julho.
VEJA TAMBÉM:

Apesar da queda registrada em agosto, os preços ainda superam os níveis do mesmo período da safra passada. Isso reflete, portanto, um cenário de oferta elevada e demanda dinâmica. No Maranhão, as cotações caíram, enquanto, no Piauí, o mercado manteve movimentação regular, embora menos aquecida que nos meses anteriores.
Frete de grãos registra queda em agosto com o fim da segunda safra. Foto: Canva


Além disso, na Bahia, os valores ficaram estáveis ou apresentaram leve alta, principalmente em Luís Eduardo Magalhães. Já no Distrito Federal, os preços aumentaram em rotas com destino a Imbituba (SC), Uberaba e Araguari (MG) e Guarujá (SP), com variações positivas de até 12%.

Os embarques de milho em agosto somaram 17,9 milhões de toneladas, contra 15,7 milhões em igual período de 2024. O Arco Norte foi responsável por 39,8% do total. Em seguida, Santos escoou 29,6%, São Francisco do Sul 11,6%, Paranaguá 11,4% e Rio Grande 5%.

Já as exportações de soja em grãos, entre janeiro e agosto de 2025, atingiram 86,5 milhões de toneladas, frente a 83,4 milhões em 2024. O Arco Norte escoou 37,5%, enquanto Santos movimentou 34,2%, Paranaguá 12,9% e São Francisco do Sul 5,2%.

TAGS:
Fretes - Safra - Transporte - Logística - Grãos - Soja - Milho


Texto publicado originalmente em Notícias
Leia também: