Sociedade 09-05-2025 | 11:44:00

Projeto busca reforçar segurança em áreas rurais e urbanas

Aprovado na Comissão de Segurança Pública, projeto propõe patrulhamento direcionado, uso de drones, integração comunitária e base nacional de dados

Por: Redação RuralNews

Entre as ações previstas estão o georreferenciamento de propriedades, patrulhamento ostensivo direcionado, instalação de guaritas, uso de tecnologia como drones e câmeras, além de maior integração entre as forças de segurança e a população local.
VEJA TAMBÉM:

A proposta tem como base dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública do IBGE, que mostram que 60% das localidades com maiores taxas de homicídio entre 2019 e 2021 estavam em áreas rurais. O projeto busca corrigir essa lacuna com políticas públicas específicas e uso inteligente de recursos.
Medidas como uso de drones, patrulhamento e georreferenciamento visam aumentar a segurança em áreas vulneráveis do país. Foto: FPA/divulgação


A criação de uma base nacional de dados sobre criminalidade em regiões vulneráveis também está prevista, para aprimorar o trabalho das polícias e orientar decisões estratégicas. Os recursos para implementação devem vir do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), com possibilidade de compartilhamento de estruturas entre órgãos públicos.

A proposta segue agora para a Comissão de Finanças e Tributação (CFT).

TAGS:
Projeto - Segurança - Áreas rurais e urbanas


Texto publicado originalmente em Notícias
Leia também: