Previsão do tempo para terça-feira (26/01) no Brasil
Calor, umidade e sistema de baixa pressão mantêm risco de temporais, rajadas de vento e sensação de abafamento em diversas regiões do país
Por: Redação RuralNews
Região Sul
No Sul do país, a terça-feira terá chuva desde a manhã entre o litoral do Paraná e de Santa Catarina, avançando para áreas do interior. Além disso, instabilidades associadas a um sistema de baixa pressão entre o Paraguai e o norte da Argentina favorecem pancadas de chuva moderadas a fortes no sudoeste do Rio Grande do Sul.
Instabilidades provocam pancadas de chuva, temporais isolados e calor intenso em grande parte do país. Foto: Canva
Ao longo do dia, volta a chover no oeste, noroeste, sul e interior do Paraná, com episódios localmente intensos. As temperaturas seguem elevadas em toda a região, enquanto as rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h, especialmente no litoral e no sudeste gaúcho.
Região Sudeste
No Sudeste, a influência marítima provoca chuva fraca em áreas do litoral e no oeste paulista, além de pontos do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Já em Minas Gerais, a combinação de calor, umidade e um cavado em médios níveis da atmosfera intensifica as instabilidades ao longo do dia.
A chuva ocorre de forma moderada a forte em grande parte de São Paulo, no Triângulo Mineiro, na Zona da Mata e em áreas do Rio de Janeiro. Há risco de temporais no norte, nordeste e leste paulista, além do interior e da serra fluminense. Em contrapartida, o tempo fica mais firme em parte do interior mineiro, com aberturas de sol e elevação das temperaturas.
Região Centro-Oeste
No Centro-Oeste, a chuva segue ocorrendo no norte e interior de Mato Grosso, além do oeste e da região central de Mato Grosso do Sul. A partir da tarde, o calor e a umidade intensificam as instabilidades em Mato Grosso e em grande parte de Goiás.
Há risco de temporais no sul dos estados e no noroeste mato-grossense. Em Mato Grosso do Sul, a influência da baixa pressão mantém a chuva mais intensa no norte do estado. Já no nordeste goiano, o dia terá mais aberturas de sol. As temperaturas permanecem elevadas em toda a região.
Região Nordeste
No Nordeste, as pancadas de chuva ocorrem desde cedo no Maranhão, Piauí, Ceará e no litoral do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) intensifica a chuva ao longo do dia, com risco de temporais, especialmente no litoral norte.
No litoral leste, incluindo áreas da Bahia, a chuva pode ocorrer com maior intensidade em pontos isolados. Em contrapartida, no interior da região, o tempo fica mais firme, com predomínio de sol. O calor persiste, a sensação de abafamento continua elevada e as rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h em áreas litorâneas e do interior.
Região Norte
Na Região Norte, a terça-feira será marcada por pancadas de chuva moderadas a fortes no Amazonas, Acre, Rondônia, Pará e Tocantins. Há risco de temporais em áreas do Amazonas, norte de Rondônia, sul e oeste de Roraima, além do oeste e nordeste do Pará.
No oeste do Amazonas e no Acre, os volumes elevados de chuva elevam o risco para situações pontuais de perigo. No Amapá, a atuação da ZCIT mantém o tempo instável ao longo do dia. A sensação de abafamento persiste, com rajadas de vento entre 40 e 50 km/h no nordeste do Pará.
TAGS:
Previsão do tempo - clima - Climatempo
Texto publicado originalmente em Clima e tempo
Leia também: