Previsão do tempo para sexta-feira (21/11) no Brasil
Chuva intensa, ventos fortes, baixa umidade e calor marcam a previsão desta sexta-feira
Por: Redação RuralNews
Região Sul
Uma frente fria avança desde cedo pelo Rio Grande do Sul e provoca chuva no sul e no sudeste do estado. Logo depois, as instabilidades atingem Porto Alegre e áreas do interior, com pancadas moderadas a fortes e rajadas de até 70 km/h no litoral.
Sexta-feira terá contrastes no país, com sol no Sudeste e temporais em áreas do Norte e Nordeste. Foto: Canva
As pancadas seguem para o nordeste gaúcho e o sul de Santa Catarina. Por outro lado, o restante da região permanece com tempo firme e sol predominante. As temperaturas ficam elevadas, exceto no sul do estado.
Rajadas de 40 a 50 km/h também ocorrem no noroeste do Paraná, no interior catarinense e no litoral entre Paraná e Santa Catarina. Além disso, a umidade pode cair abaixo de 30% em grande parte do Paraná e no norte catarinense.
Região Sudeste
O tempo firme domina a maior parte da região, com sol em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e grande parte de Minas Gerais. Mesmo assim, pancadas fracas a moderadas ocorrem no norte, nordeste e noroeste mineiro devido à frente fria posicionada na Bahia.
Em áreas do noroeste de Minas, a chuva pode ser mais forte. As temperaturas permanecem altas e a umidade fica baixa em grande parte de SP, no centro-leste mineiro e no interior capixaba. No entanto, no norte e no oeste paulista e no Triângulo Mineiro, os índices podem cair abaixo de 20%.
Rajadas de vento também atingem o oeste mineiro, partes do interior paulista e o litoral entre São Paulo e o sul do Espírito Santo. No Triângulo, as rajadas podem chegar a 70 km/h.
Região Centro-Oeste
O calor, associado à umidade e à influência da frente fria na Bahia, gera instabilidades no norte de Mato Grosso e no norte de Goiás. Ao longo do dia, a chuva também avança pelo oeste de Mato Grosso.
Durante a tarde, tempestades podem ocorrer no oeste de Mato Grosso do Sul e no sudoeste de Mato Grosso. A formação de uma baixa pressão no Paraguai intensifica essas áreas de instabilidade. Enquanto isso, o tempo segue firme no restante de MS, no sudeste de MT e na metade sul de GO.
A umidade cai abaixo de 20% no leste e no sul de MS, no sul de GO e no extremo sudeste de MT. Rajadas de 40 a 50 km/h atingem a metade leste e o sul de MS e Goiás.
Região Nordeste
A frente fria continua ativa na Bahia e provoca chuva moderada a forte, com risco de temporais. Além disso, acumulados elevados mantêm o alerta no Recôncavo Baiano.
Instabilidades também atingem o sul do Maranhão e do Piauí, impulsionadas pelo calor e pela umidade. Nos estados do leste, como Alagoas, Sergipe e oeste de Pernambuco, há risco de novas pancadas.
Nas demais áreas, o tempo firme predomina. A umidade permanece baixa no norte do Piauí, no interior do Ceará e no oeste do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Rajadas de 40 a 50 km/h ocorrem no litoral e em boa parte da Bahia.
Região Norte
As pancadas diminuem no Amazonas e em Roraima, mas ainda ocorrem de forma moderada a forte. Em seguida, Acre e Rondônia registram chuva ao longo do dia.
No Pará, as instabilidades ganham força e aumentam o risco de temporais, especialmente no interior e no sul. O Tocantins também permanece com áreas de chuva forte. No Amapá, a chuva aparece na metade oeste.
TAGS:
Previsão do tempo - clima - Climatempo
Texto publicado originalmente em Notícias
Leia também: