Previsão do Tempo 14-01-2026 | 8:16:00

Previsão do tempo para quarta-feira (15/01) no Brasil

Quarta-feira terá risco de temporais no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além de calor intenso e ventos fortes em várias regiões do Brasil

Por: Redação RuralNews

Região Sul

VEJA TAMBÉM:

No Sul do país, a chuva ganha força logo nas primeiras horas do dia, sobretudo no litoral de Santa Catarina e no norte do Paraná. Pela manhã, as pancadas se intensificam no Paraná e, ao longo do dia, avançam pelo norte e leste paranaense e pela metade leste catarinense, com risco de temporais.
Instabilidades ganham força no Sul e Sudeste, enquanto Centro-Oeste e Norte seguem sob risco de temporais. Foto: Canva


Enquanto isso, no leste e litoral do Rio Grande do Sul, a influência da umidade marítima mantém a chuva fraca e isolada. Já no nordeste gaúcho, há chance de pancadas mais intensas. Nas demais áreas do Estado, o tempo segue mais firme, com presença de sol. Ainda assim, as temperaturas permanecem elevadas em toda a região, mantendo a sensação de calor.

Região Sudeste



No Sudeste, a madrugada começa com chuva moderada no norte e oeste de São Paulo e volumes mais elevados no Triângulo Mineiro, noroeste e oeste de Minas Gerais. Em contrapartida, áreas do leste mineiro, Espírito Santo e interior do Rio de Janeiro registram precipitações mais fracas.

Ao longo da manhã, o tempo melhora temporariamente em parte da região. No entanto, com o avanço do dia, o calor e a umidade voltam a favorecer pancadas fortes em São Paulo, grande parte de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Há risco de temporais no norte e leste paulista, no Triângulo Mineiro, no sul fluminense e em áreas do sul e oeste mineiro. Rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h, podendo chegar a 70 km/h na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro.

Região Centro-Oeste



No Centro-Oeste, a madrugada e a manhã ainda apresentam tempo mais firme em boa parte de Mato Grosso do Sul e Goiás. Em Mato Grosso, porém, a chuva ocorre com maior intensidade no oeste, norte e interior do Estado, além de áreas do leste goiano.

Durante a tarde, as instabilidades se intensificam e se espalham pela região, com chuva de moderada a forte intensidade em Mato Grosso, grande parte de Goiás e áreas do norte e interior de Mato Grosso do Sul. Há risco de temporais no noroeste e oeste mato-grossense e no sudoeste goiano. Nas demais áreas, a chuva ocorre de forma mais isolada, com intervalos de sol.

Região Nordeste



No Nordeste, a quarta-feira começa com chuva fraca no litoral leste e pancadas mais intensas no oeste do Maranhão. Ao longo do dia, as instabilidades aumentam no Maranhão e persistem no litoral sul da Bahia, com chuva moderada a forte. Entre Sergipe e Pernambuco, também há possibilidade de pancadas mais intensas.

No litoral norte, a atuação da Zona de Convergência Intertropical mantém chuva fraca a moderada. Apesar disso, o calor segue predominando, especialmente no interior. A umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30% em áreas do norte e noroeste da Bahia, sul do Piauí e Maranhão, além de partes do interior de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h, podendo atingir 70 km/h em pontos do interior.

Região Norte



Na Região Norte, as pancadas de chuva diminuem em algumas áreas, mas ainda ocorrem de forma moderada a forte no Amazonas, Acre, Rondônia e no oeste e norte do Tocantins. Além disso, há risco de temporais no noroeste do Amazonas, na metade leste de Rondônia e entre o leste do Pará e o norte do Tocantins.

A Zona de Convergência Intertropical segue influenciando o norte do Amapá e o noroeste do Pará, mantendo pancadas mais intensas. Em áreas do interior de Roraima, o tempo fica mais aberto. Mesmo assim, o calor e o abafamento persistem em toda a região, com rajadas de vento entre 40 e 50 km/h em pontos isolados.

TAGS:
Previsão do tempo - clima - Climatempo


Texto publicado originalmente em Clima e tempo
Leia também: