Previsão do tempo destaca neve na Serra de SC e ar seco
Previsão do tempo destaca neve na Serra de SC, geadas no Sul e ar seco no Centro-Oeste, com ventos intensos e risco de ressaca no litoral
Por: Redação RuralNews
Neve e ventos intensos no Sul
No Sul, o tempo começa a melhorar no Rio Grande do Sul. No entanto, ainda há chuvas fracas a moderadas na faixa leste do estado. Além disso, a massa de ar frio provoca queda acentuada nas temperaturas, com previsão de geada no centro-oeste gaúcho e no sul do Paraná.

Frente fria avança pelo país e previsão do tempo destaca neve na Serra de SC e ar seco no Brasil Central. Foto: Canva
Na Serra de Santa Catarina, a previsão do tempo destaca neve para os pontos mais altos durante a madrugada e o amanhecer de terça-feira. Também há possibilidade de nevoeiro no centro do estado.
Além disso, o litoral dos três estados do Sul segue com ventos fortes, com rajadas variando entre 40 e 70 km/h. Com isso, a Marinha alerta para ressaca entre Mostardas (RS) e Florianópolis (SC), com ondas entre 2,5 e 3,5 metros.
Risco de ressaca e baixa umidade no Sudeste
No Sudeste, a frente fria começa a se afastar. Contudo, a circulação dos ventos úmidos vindos do oceano mantém a instabilidade no litoral do Rio de Janeiro, Espírito Santo e leste de Minas Gerais, com previsão de chuvas fracas a moderadas. Por outro lado, nas demais áreas, o tempo permanece firme e seco, com umidade relativa do ar abaixo de 30%.
Além disso, os ventos continuam intensos entre Iguape (SP) e Macaé (RJ), com rajadas entre 40 e 70 km/h e risco de ressaca.
Ar seco predomina no Centro-Oeste
A previsão do tempo destaca ar seco em grande parte da região Centro-Oeste. Embora ainda haja possibilidade de pancadas isoladas no centro-norte do Mato Grosso do Sul, os acumulados não devem ser significativos.
Enquanto isso, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso registram tempo firme, sol e umidade relativa do ar próxima de 20%, especialmente durante a tarde.
Temporais no litoral e calor no interior do Nordeste
No Nordeste, a frente fria avança até o sul da Bahia, o que favorece o aumento da nebulosidade e a ocorrência de chuvas. Ao longo do litoral, a circulação dos ventos do oceano mantém o tempo instável, com previsão de chuvas mais intensas entre Maceió e Recife, onde há alerta para temporais.
Por sua vez, entre Sergipe e o Ceará, pancadas isoladas devem ocorrer com intensidade moderada a forte. Já no interior da região, o tempo continua firme e seco, com temperaturas elevadas e umidade abaixo de 30% nos períodos mais quentes do dia.
Norte segue com tempo abafado e pancadas isoladas
Na Região Norte, o tempo se mostra instável no Acre e no oeste do Amazonas, com pancadas de chuva entre moderadas e fortes. Em contraste, Roraima deve ter apenas chuva fraca e isolada.
Por fim, nas demais áreas, o tempo segue firme e ensolarado. Em Manaus, por exemplo, as máximas podem atingir 35 °C, aumentando a sensação de calor. No extremo oeste, por outro lado, as temperaturas ficam mais amenas devido à maior cobertura de nuvens.
TAGS:
Previsão do tempo - clima - Climatempo
- Brasil
Texto publicado originalmente em Clima e tempo
Leia também: