Clima 30-04-2025 | 8:44:00

O que esperar do clima no Brasil em maio?

Descubra os principais destaques climáticos para as regiões brasileiras

Por: Redação RuralNews

O mês de maio de 2025 terá um clima característico de transição entre o outono e o inverno. Durante esse mês, o oceano Pacífico Equatorial estará em uma situação de neutralidade térmica, o que significa que não haverá a influência de fenômenos como El Niño ou La Niña, e as temperaturas no Pacífico estarão próximas da normalidade.
VEJA TAMBÉM:

De acordo com a Climatempo, o aquecimento na costa do Sul e do Sudeste diminuiu nas últimas semanas, mas ainda favorece a formação de áreas de baixa pressão atmosférica e maior concentração de umidade marítima, o que facilita a formação de chuvas.
Anomalia da temperatura esperada para maio de 2025 (Fonte: Climatempo)


Na Região Sul, as massas de ar frio polar chegarão com maior frequência, fazendo com que os dias frios sejam mais comuns do que em 2024, especialmente no Paraná e em Santa Catarina. Haverá períodos de frio alternando com dias mais quentes devido ao ingresso de ar quente.

As temperaturas estarão um pouco acima da média, com grande variabilidade, e o tempo será nublado em algumas áreas. O Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o sudoeste do Paraná terão chuvas volumosas e, na Campanha Gaúcha e na Serra Geral, as geadas serão mais frequentes. No norte do Paraná, no entanto, o tempo será mais seco.

Na Região Sudeste, as temperaturas continuarão um pouco acima da média, com períodos de calor intenso, especialmente em áreas como o noroeste de Minas Gerais, Triângulo Mineiro e norte de São Paulo. Esses picos de calor ocorrerão principalmente antes da chegada das frentes frias.

A umidade relativa do ar deve cair gradualmente, mas as noites serão mais frias no interior de Minas Gerais, no leste de São Paulo e no norte do Rio de Janeiro, com uma grande amplitude térmica. A previsão é de mais dias de chuva do que em 2024, especialmente no litoral paulista e fluminense, com possibilidade de chuvas volumosas. Embora as temperaturas sejam um pouco mais amenas em comparação com maio de 2024, as quedas acentuadas de temperatura ainda são esperadas.

No Centro-Oeste, as temperaturas serão mais altas que a média, com calor intenso em Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, especialmente no centro-sul desses estados. O tempo ficará progressivamente mais seco, com uma queda na umidade relativa do ar. As noites ficarão mais frias no leste de Goiás e no Distrito Federal, devido ao ar seco. Pancadas de chuva ocorrerão, mas os volumes serão menores do que em abril. O risco de tempestades será maior no sudoeste de Mato Grosso do Sul, mas as chuvas se distribuirão de forma irregular.

A Região Nordeste terá um aumento gradual da chuva na faixa leste, principalmente entre Salvador e Maceió, com o risco de chuvas fortes devido à chegada de frentes frias. O interior da região, como o centro-oeste da Bahia, o sul do Piauí e o interior de Pernambuco, continuará com temperaturas mais altas do que o normal e um tempo mais seco.

A Zona de Convergência Intertropical se afastará lentamente, mas ainda causará chuvas volumosas no norte do Maranhão. No litoral, especialmente entre Recife e Natal, a chuva será abaixo da média, mas ainda haverá períodos de tempo instável.

Na Região Norte, as chuvas serão irregulares, com volumes elevados no Amazonas, norte do Pará e Roraima. No sul da região, no Acre, sul do Amazonas e Rondônia, a chuva será mais frequente do que o normal.

As temperaturas estarão mais altas que o normal em quase todas as áreas, mas o mês será menos quente que maio de 2024. A chuva diminuirá no sul da região ao longo do mês, com a possibilidade de friagens no Acre, Rondônia e sudoeste do Amazonas.

TAGS:
climatempo - previsão do tempo - La Niña - maio


Texto publicado originalmente em Notícias
Leia também: