Safra 02-05-2025 | 15:13:00

Mato Grosso do Sul conclui plantio do milho e colheita da soja chega a 99,7%

Aprosoja/MS estima que 4,4 milhões de hectares de soja já foram colhidos e 100% da área de milho foi semeada no Estado

Por: Redação RuralNews

Dados atualizados do Projeto SIGA-MS, desenvolvido pela Aprosoja/MS, mostram que a colheita da soja na safra 2024/2025 alcançou 99,7% da área total em Mato Grosso do Sul até o dia 25 de abril. A área já colhida é estimada em cerca de 4,4 milhões de hectares. O avanço é mais expressivo na região sul do Estado (99,8%), seguida pela região centro (99,6%) e norte (99,3%).
VEJA TAMBÉM:

Mato Grosso do Sul conclui plantio do milho e colheita da soja chega a 99,7%. Foto: Canva


Segundo o engenheiro agrônomo da Aprosoja/MS, Flavio Faedo Aguena, cerca de 52% das lavouras, o equivalente a 2,3 milhões de hectares, sofreram com estresse hídrico.



“As lavouras mais prejudicadas foram as semeadas entre setembro e meados de outubro. A redução das chuvas entre dezembro e janeiro, especialmente neste último mês — fundamental para o enchimento dos grãos —, teve grande impacto na produtividade”, explicou.



Paralelamente, o plantio do milho segunda safra foi concluído no Estado, atingindo 100% da área prevista. A expectativa é de que a área cultivada com milho atinja 2,2 milhões de hectares, uma leve alta de 0,1% em relação ao ciclo anterior. A produtividade média esperada é de 80,8 sacas por hectare, o que pode resultar em uma produção total de 10,2 milhões de toneladas — um crescimento de 20,6% frente à safra passada.



Apesar da conclusão do plantio, Flavio alerta que o milho também sofreu impactos da estiagem, especialmente no sul e extremo sul do Estado.



“O milho exige boa disponibilidade hídrica ao longo de todo o ciclo. A falta de chuva e o calor excessivo podem antecipar o desenvolvimento e prejudicar o rendimento final. Nas últimas semanas, a melhora nas precipitações ajudou na recuperação das lavouras, mas a continuidade das chuvas será determinante para consolidar uma boa produtividade.”



A previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec-MS) para o trimestre de abril a junho indica chuvas abaixo da média, especialmente nas regiões oeste e sudeste do Estado. As temperaturas também devem permanecer acima do normal, o que pode agravar os efeitos da seca e intensificar as condições de estiagem.

TAGS:
Aprosoja/MS - Safra - Mato Grosso do Sul - Plantio do milho - Colheita da soja - Soja -


Texto publicado originalmente em Notícias
Leia também: