Cooperativismo 12-04-2025 | 7:45:00

Mapa participa de seminário no BNDES e reforça apoio ao cooperativismo no país

Durante evento no Rio, representantes do governo destacaram o papel estratégico das cooperativas para a agricultura e a economia brasileira

Por: Redação RuralNews

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) marcou presença no seminário “Impacto do Cooperativismo no Desenvolvimento do Brasil”, realizado nesta quinta-feira (10), na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro. A iniciativa ocorreu em meio à celebração de 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU), e reuniu autoridades e representantes do setor para discutir os rumos e os desafios do cooperativismo no Brasil.
VEJA TAMBÉM:

Representando o ministro Carlos Fávaro, o assessor especial do Mapa, Carlos Augustin, ressaltou a parceria estratégica com o BNDES, especialmente na ampliação do crédito ao produtor rural. Ele destacou a linha de financiamento em dólar lançada no Plano Safra 2024/25 como uma inovação para impulsionar o setor.
Representantes do Mapa participam de seminário no BNDES sobre o papel do cooperativismo no desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil. Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária/Divulgação


“Precisamos ser criativos para fomentar o cooperativismo. O ministro Fávaro pediu para reforçar nosso compromisso com o BNDES. A união é essencial para encontrarmos novas soluções”, afirmou.

Durante o evento, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, enfatizou o papel das cooperativas como canais essenciais de acesso ao crédito e destacou sua relevância econômica e social, especialmente no campo.

“Metade dos alimentos produzidos no Brasil vem das cooperativas. Elas não apenas comercializam, mas também orientam os produtores e facilitam o acesso a insumos. É um modelo que funciona na ponta e precisa ser fortalecido”, afirmou.

Segundo dados do banco, só em 2024 as cooperativas de crédito foram responsáveis por 34% das operações de repasse aprovadas por meio de agentes financeiros. Atualmente, existem cerca de 700 cooperativas de crédito no país, que atendem quase 18 milhões de cooperados e somam ativos superiores a R$ 809 bilhões.

O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Freitas, também participou do seminário e reforçou a importância da sustentabilidade como diferencial do modelo cooperativo. “Sustentabilidade é um ativo do nosso sistema. Preservamos a natureza e geramos desenvolvimento”, afirmou.

Painéis temáticos e estratégias do Mapa

O evento foi dividido em dois painéis: o primeiro abordou o papel do cooperativismo de crédito no desenvolvimento social e econômico; o segundo debateu a contribuição das cooperativas agroindustriais para a sustentabilidade. Neste último, o secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Mapa, Pedro Neto, apresentou iniciativas voltadas ao fortalecimento do setor.

Entre os destaques, estão o programa Passaporte Agro, voltado à inserção de cooperativas no mercado internacional, e o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários (PNCPD). O secretário também citou a Plataforma AgroBrasil + Sustentável e o Plano ABC+ como ferramentas para impulsionar a produção com responsabilidade ambiental.

“O cooperativismo é um dos principais vetores da nossa agricultura. Nosso objetivo é fortalecer essa estrutura, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, utilizando a intercooperação e os instrumentos do governo federal para dar suporte ao setor”, explicou Pedro Neto.

A comitiva do Mapa também contou com a presença do secretário adjunto de Políticas Agrícolas, Wilson Vaz, e do superintendente de Agricultura e Pecuária no Rio de Janeiro, Raphael Tostes.

TAGS:
Mapa - Seminário - BNDES - Cooperativismo


Texto publicado originalmente em Notícias
Leia também: