Sustentabilidade 24-06-2025 | 15:03:00

Mapa destaca papel da agricultura sustentável em evento preparatório para a COP 30 na Alemanha

Delegação brasileira defende adaptação às mudanças climáticas e resiliência no campo como prioridades para a segurança alimentar

Por: Redação RuralNews

Entre os assuntos tratados estiveram a definição de indicadores de adaptação climática, transição justa, financiamento climático e decisões preparatórias para a Conferência das Partes (COP30), marcada para ocorrer em Belém (PA).
VEJA TAMBÉM:

Segundo o diretor do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação, Bruno Brasil, a presença da delegação do Mapa nas negociações multilaterais é estratégica para posicionar a agricultura brasileira e defender os interesses do setor no cenário internacional.
Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária/Divulgação


No dia 17 de junho, o Mapa participou do primeiro workshop do Grupo de Trabalho Conjunto de Sharm El Sheikh, principal espaço de negociação sobre agricultura no âmbito da convenção. Criado durante a COP27, o grupo tem como foco promover segurança alimentar e combater a fome, abordando vulnerabilidades dos sistemas produtivos diante das mudanças climáticas. Durante a participação brasileira, foi destacada a importância de priorizar medidas de adaptação e fortalecer a resiliência no campo, com o agro nacional como modelo sustentável de produção tropical.

Já no dia 16, o Brasil participou da reunião da iniciativa Food and Agriculture for Sustainable Transformation Partnership (Parceria FAST), coordenada pela FAO e co-presidida por Azerbaijão, Brasil e Egito. O encontro tratou de mecanismos de financiamento climático voltados à agricultura e apoio à agenda da presidência da COP30, com ênfase na recuperação de áreas degradadas e na segurança alimentar.

A delegação brasileira também esteve no evento oficial “Produção pecuária sustentável e resiliente para transformação do sistema alimentar e ação climática”, promovido em parceria com o Instituto Internacional de Pesquisa Pecuária (ILRI), os Ministérios da Agricultura do Quênia e do Brasil, além de representantes da academia e sociedade civil. Na ocasião, foram apresentadas iniciativas como o Plano ABC+ e o Programa Caminho Verde Brasil, que estimulam a transição para sistemas pecuários mais sustentáveis.

Também integraram a delegação do Mapa o coordenador-geral de Mudanças do Clima e Desenvolvimento Sustentável, Jorge Caetano, o fiscal agropecuário Luís Rangel, o adido agrícola na Alemanha, Eduardo Sampaio, e os pesquisadores da Embrapa Marcelo Morandi e Gustavo Mozzer.

TAGS:
MAPA - Ministério da Agricultura e Pecuária - Agricultura Sustentável - Sustentabilidade - Alemanha


Texto publicado originalmente em Notícias
Leia também: