Horticultura 18-04-2025 | 6:53:00

Hortaliças ganham escala e viram grandes negócios no campo

Cultivos como beterraba, cabotiá, brócolis e couve-flor crescem em áreas maiores e impulsionam investimentos em tecnologia e armazenagem

Por: Redação RuralNews

Embora tradicionalmente associadas a pequenas propriedades, hortaliças como beterraba, abóbora cabotiá, brócolis e couve-flor vêm ganhando espaço em áreas de grande escala e já movimentam negócios expressivos no campo.
VEJA TAMBÉM:

Segundo pesquisadores da equipe de Hortifrúti do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), mais da metade da produção nacional de beterraba, por exemplo, já sai de fazendas com mais de 100 hectares.
Escalada produtiva de hortaliças impulsiona novos investimentos no campo. Foto: Canva


A expansão também é notável nas lavouras de cabotiá, brócolis e couve-flor, que passaram a ocupar posição de destaque em propriedades maiores, seja como cultura principal ou em sistemas de rotação. O avanço é impulsionado, principalmente, pela mecanização, que permite padronizar a colheita, investir em infraestrutura e utilizar câmaras frias no armazenamento, como no caso da beterraba.

Com o aumento da produção, surge um novo desafio: escoar grandes volumes em um mercado que ainda é menor quando comparado a outras hortaliças tradicionais como batata, tomate e cebola. Ainda assim, a boa aceitação desses produtos junto ao consumidor, que busca praticidade e alimentação saudável, tem favorecido a consolidação de novos negócios no setor.

As informações são da revista Hortifruti Brasil, publicação mensal do Cepea/Esalq/USP.

TAGS:
Hortaliças - Beterraba - Cabotiá - Brócolis - Cepea -


Texto publicado originalmente em Notícias
Leia também: