Defesa agropecuária 15-10-2025 | 9:57:00

Goiás aprende práticas catarinenses de rastreabilidade e defesa agropecuária

Comitiva goiana visita Santa Catarina para trocar experiências em defesa sanitária e rastreabilidade bovina

Por: Redação RuralNews

Troca de experiências e aprendizado

VEJA TAMBÉM:

O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, afirmou que a visita reforçou o compromisso do estado com a saúde animal e a segurança do rebanho. “Observamos que os pensamentos das defesas dos dois estados estão alinhados na busca de objetivos comuns para o crescimento da cadeia produtiva”, destacou.
Comitiva goiana é recebida por autoridades catarinenses na Secretaria de Agricultura. Foto: Divulgação Agrodefesa


Ainda assim, a comitiva goiana contou com diretores e gerentes da Agrodefesa, além de representantes da Goiás Parcerias e da Secretaria da Fazenda (Sefaz). Dessa forma, o grupo avaliou boas práticas e soluções inovadoras que podem ser adaptadas à realidade goiana.

Eficiência e inovação



Para o diretor de Gestão Integrada da Agrodefesa, Renan Willian Martins, a troca de experiências é fundamental. “Conhecer o modelo catarinense nos permite adaptar práticas bem-sucedidas ao nosso estado, sempre que possível com foco em eficiência, transparência e integração”, afirmou.

O assessor Fernando Bosso destacou que a viagem possibilitou observar avanços na rastreabilidade e identificação individual do rebanho. Assim, será possível implementar soluções semelhantes em Goiás.

Programas e visitas técnicas



A agenda começou com reunião na Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina. Na ocasião, a comitiva foi recebida por autoridades locais e conheceu programas voltados ao fortalecimento da agropecuária, com destaque para rastreabilidade e defesa sanitária animal.

No dia seguinte, os representantes visitaram uma propriedade rural em Biguaçu. Lá, acompanharam a aplicação prática do Programa de Rastreabilidade Bovina de Santa Catarina (SRBOV-SC), coordenado pela Cidasc. Além disso, visitaram a sede da Cidasc e conheceram programas de inspeção de produtos de origem animal.

Na sexta-feira, a visita incluiu a fábrica da Allflex, referência nacional na produção de brincos de identificação e tecnologias de rastreabilidade. Durante a visita, os goianos observaram os processos de fabricação e as inovações aplicadas. Em seguida, retornaram à Cidasc para avaliar o sistema de inspeção de produtos de origem animal, conferindo práticas e tecnologias do estado.

“O objetivo da missão é aprender as boas práticas da Cidasc para que possamos aprimorar nossas técnicas em Goiás e proteger a defesa agropecuária do estado e do país”, ressaltou o gerente de Inspeção da Agrodefesa, Paulo Viana.

TAGS:
Goiás - Santa Catarina - Rastreabilidade - Defesa Agropecuária - Comitiva goiana -


Texto publicado originalmente em Destaques
Leia também: