Fruticultura 05-04-2025 | 8:58:00

Fruticultura debate modernização de defensivos e soluções para enfrentar altas temperaturas

CNA participou de reunião no Mapa que discutiu atualização regulatória, novos sistemas e estratégias para reduzir perdas causadas pelo calor

Por: Redação RuralNews

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) esteve presente na reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Fruticultura, realizada na última quinta-feira (3), no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O encontro reuniu representantes do setor para discutir pautas essenciais à modernização e sustentabilidade da produção de frutas no país.
VEJA TAMBÉM:

Entre os principais temas debatidos estiveram a regulamentação do novo marco legal de defensivos e a lei de bioinsumos, além da implantação de sistemas digitais para agilizar processos regulatórios. Para a assessora técnica da Comissão Nacional de Fruticultura da CNA, Letícia Barony, essas iniciativas representam conquistas importantes para o setor. “As novas legislações trazem mais segurança jurídica ao produtor e abrem caminho para o desenvolvimento de tecnologias mais sustentáveis e eficientes”, afirmou.


Segundo ela, a construção de um sistema unificado para defensivos agrícolas deve tornar os registros mais ágeis e transparentes. Já no caso dos bioinsumos, a regulamentação em andamento busca garantir que o produtor tenha condições práticas de produzir seus próprios insumos biológicos — algo essencial para garantir segurança no abastecimento de alimentos.

Outro ponto em destaque foi a modernização das ferramentas de controle sanitário. A Câmara avaliou a implementação do e-Fito, sistema de certificação fitossanitária regulamentado em dezembro de 2024, que tem acelerado a emissão de documentos e melhorado o controle sanitário nas lavouras. Também foi discutida a necessidade de atualização nas Permissões de Trânsito Vegetal (PTV), documento usado no combate à disseminação de pragas.

TAGS:
Fruticultura - Defensivos - Soluções - Altas temperaturas - MAPA


Texto publicado originalmente em Notícias
Leia também: