Fim de semana terá ventos fortes, chuva e mar agitado
Rajadas de vento, chuva intensa e mar agitado devem atingir parte do Sul e do Sudeste, enquanto o calor predomina nas demais regiões
Por: Redação RuralNews
Região Sul
Sábado (8/11) – O Rio Grande do Sul amanhece com chuva forte em pontos do litoral e da Região Metropolitana de Porto Alegre. Ao longo da manhã, a tendência é de diminuição da chuva, restando precipitação leve no litoral norte. Os ventos variam entre 60 e 100 km/h, especialmente no litoral. Em Santa Catarina e no Paraná, por outro lado, as pancadas de chuva vêm acompanhadas de rajadas intensas, com risco de temporais isolados. Além disso, as temperaturas permanecem amenas.Domingo (9/11) – A atuação de uma alta pressão estabiliza o tempo. Ainda assim, há chance de chuva fraca e isolada no litoral entre Paraná, Santa Catarina e norte gaúcho. No interior, o sol aparece com mais força e o calor aumenta, especialmente no noroeste paranaense.
Ciclone extratropical traz ventania, chuva e mar agitado no Sul e Sudeste neste fim de semana. Foto: Canva
Região Sudeste
Sábado (8/11) – O ciclone no oceano, aliado à umidade vinda do Norte, intensifica as instabilidades. As rajadas de vento podem chegar a 100 km/h em áreas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Há risco de temporais no sul de MG e nordeste paulista. No Rio, as pancadas ocorrem a partir da tarde e, no Espírito Santo, a chuva tende a chegar à noite.Domingo (9/11) – Em São Paulo, há chance de chuvas isoladas no leste e pancadas mais fortes no norte. No Rio de Janeiro, o tempo segue instável, enquanto o Espírito Santo continua sob influência da frente fria. Além disso, em Minas Gerais, as pancadas persistem em grande parte do estado, com risco de temporais locais.
Região Centro-Oeste
Sábado (8/11) – A frente fria canaliza umidade amazônica e, assim, forma áreas de instabilidade. Pela manhã, há pancadas moderadas a fortes, com risco de temporais em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. À tarde, a chuva diminui em MS, mas ganha força em MT e GO. As rajadas variam entre 40 e 80 km/h.Domingo (9/11) – O tempo fica mais firme em MS, com sol e variação de nuvens. Em contrapartida, em MT e GO a instabilidade persiste, com pancadas isoladas ao longo do dia. O calor e o abafamento predominam em toda a região.
Região Nordeste
Sábado (8/11) – O oeste e o sul da Bahia registram pancadas fortes, com risco de temporais. No Piauí e Maranhão, a chuva é mais fraca e isolada. Já nas demais áreas, o tempo segue seco e quente.
Domingo (9/11) – As instabilidades avançam pelo sul, oeste e interior da Bahia, trazendo pancadas intensas e trovoadas. Enquanto isso, no restante do Nordeste, o tempo continua firme e muito quente, especialmente no interior.
Região Norte
Sábado (8/11) – Chove de forma isolada no Amazonas, Rondônia e Tocantins durante a manhã. À tarde, as pancadas ganham força em Acre, Amapá e Pará.
Domingo (9/11) – O Acre e o oeste do Amazonas terão chuva mais forte e volumes elevados. Nas demais áreas, a precipitação será fraca e irregular. Por fim, o calor predomina em Tocantins e no norte do Pará.
TAGS:
Previsão do tempo - clima - Climatempo
Texto publicado originalmente em Notícias
Leia também: