Logística 08-10-2025 | 11:10:00

Estudo da CNA aponta investimentos para melhorar estradas vicinais

CNA e Esalq-Log lançam estudo inédito sobre estradas vicinais e investimentos necessários para melhorar vias rurais no Brasil

Por: Redação RuralNews

O presidente da CNA, João Martins, e os deputados Tião Medeiros (PP-PR) e Rafael Simões (União-MG) abriram o evento. Além disso, parlamentares, líderes do setor produtivo, presidentes de Federações estaduais e diretores do Sistema CNA/Senar também participaram. Martins e o presidente da Comissão Nacional de Infraestrutura e Logística da CNA, Mário Borba, entregaram o estudo aos parlamentares.
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Elisangela Pereira Lopes, assessora técnica da CNA, apresentou a pesquisa, seguida de debates com Thiago Guilherme Péra e Daniela Bacchi Bartholomeu, do Grupo Esalq-Log/USP. O estudo analisou bases públicas e, ainda, visitou oito microrregiões do país, verificando in loco as condições das vias.
CNA apresenta estudo inédito sobre estradas vicinais. Foto: CNA / Divulgação


As estradas vicinais são vias não pavimentadas que conectam áreas rurais entre si ou a centros urbanos. O levantamento dividiu as vias em terciárias, largas o suficiente para dois veículos, e não classificadas, estreitas e de difícil circulação.

Investimentos, prioridades e benefícios



Para priorizar investimentos, o estudo criou o Índice de Priorização das Estradas Vicinais (Ipev). Assim, é possível identificar regiões que demandam manutenção urgente. Consideraram-se fatores sociais, econômicos, ambientais e logísticos para definir áreas “altamente prioritárias”.

O Brasil possui 2,2 milhões de km de estradas vicinais, sendo 367 mil km terciárias e 1,8 milhão de km não classificadas. Para adequar as estradas terciárias em regiões prioritárias, são necessários R$ 4,9 bilhões por ano. Por outro lado, para toda a malha terciária, o investimento sobe para R$ 10 bilhões anuais.

Melhorias nessas estradas podem, ainda, reduzir custos operacionais em R$ 6,4 bilhões por ano e diminuir emissões de CO₂ em 1 milhão de toneladas. Além disso, com investimentos, seria possível melhorar o escoamento da produção agropecuária e a qualidade de vida nas áreas rurais.

O estudo também recomenda fortalecer a articulação entre setores público e privado, capacitar mão-de-obra técnica, implementar planos estruturados de manutenção e apoiar programas como o Proner e o Projeto de Lei 1146/2021, voltados à mobilidade rural e manutenção das estradas de produção.

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Texto publicado originalmente em Notícias
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