Feiras 15-06-2025 | 17:50:00

Dimensão global da biosseguridade vai ser discutida com os principais sanitaristas do país

Painel vai reunir especialistas e sanitaristas das principais agroindústrias brasileiras nos dias 17 e 18 de junho em Curitiba-PR, no ALIMENTA – Congresso Internacional e feira de proteína animal

Por: Redação RuralNews

Com base nesse contexto, painel que será realizado durante o ALIMENTA – Congresso Internacional e feira de proteína animal vai discutir biosseguridade de rebanhos com um grupo de elite formado por profissionais de cooperativas, agroindústrias e universidades para tratarem do cenário global das principais enfermidades e competitividade no mercado global de proteínas.
VEJA TAMBÉM:

O painel inicia na tarde do dia 17 de junho e segue até o dia 18 de junho ao meio-dia, em uma completa imersão no assunto. O Alimenta 2025 – Congresso e Feira Internacional da Proteína Animal, é realizado pela Hollus Comunicação e Fundep (Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação).
Serão dois dias de debates aprofundados sobre o tema-chave para o mercado exportador, que é a biosseguridade de rebanhos


Entre os temas do painel estão: “Cenário global da sanidade animal”, “Políticas de biosseguridade para mercados de alta exigência”, “Integração de tecnologia para monitoramento sanitário”, “Estratégias sustentáveis em biosseguridade”, “Resiliência e crises sanitárias”, “Biosseguridade e competitividade” e “Cooperação internacional e inovação”.

A coordenação será do especialista Luiz Felipe Caron – professor adjunto da Universidade Federal do Paraná, profissional com larga experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Patologia Animal. “A oportunidade de reunir dentro do ALIMENTA um grupo de profissionais extremamente qualificados, com diferentes lentes para a biosseguridade, denota a preparação do país com maturidade e comprometimento para discutir, ponderar e aplicar as medidas adequadas que garantam a competitividade e a qualidade ímpar de nossa indústria", afirma o especialista.

Segundo ele, "são momentos como este de discussão técnica de qualidade que podem garantir o sucesso desejado na mitigação e prevenção das possíveis barreiras sanitárias, como episódios que estamos vendo agora com a Influenza Aviária em nosso país".

Grupo de elite da sanidade brasileira

Participam desse painel profissionais como Mário Sergio Assayag – Diretor Agropecuário da Seara Alimentos, é Médico Veterinário (UFPR), especialista em Engenharia de Produção (UFSC), MBA (USP) e doutor em Microbiologia (USP), tem mais de 30 anos de experiência no setor avícola, atuou em agroindústrias, indústria farmacêutica e genética de aves.

O grupo de elite da sanidade avícola conta com o consultor Fabrício Delgado, com experiência na agroindústria latino-americana. Médico Veterinário e Mestre em Produção Animal, com mais de 29 anos de experiência em avicultura, iniciou sua carreira na Perdigão S.A., atuando por mais de 12 anos em granjas de matrizes, incubatórios, genética e nutrição animal. Diretor de operações das maiores regionais da companhia, com mais de 30 fábricas, frigoríficos e industrializados de suínos e aves, destaca.

“O Alimenta representa a essência da produção de aves e suínos do Brasil para o mundo, no estado que mais cresce o sistema de produção sustentável e que dá certo. Para isso, temas como biosseguridade, neste momento, que serão discutidos neste fórum, só fortalecem as ações que estão sendo tomadas para garantir este desenvolvimento”, destaca Fabrício.

Reforça o grupo de discussão Eduardo Leffer, médico veterinário, com 30 anos de experiência no mercado avícola. Trabalhou por 17 anos em multinacionais do segmento de vacinas, aditivos e nutrição, nas áreas técnica e de marketing. Está há 12 anos na área de produção de frangos, acumulando experiências na gestão de fomento de frangos de corte, matrizes e incubatório.

“O Brasil é a base do suprimento de proteína animal para o mundo. O país atende mercados exigentes com alto padrão de qualidade e custos muito competitivos. Essa dinâmica tem sido conseguida através de profissionais que buscam constantemente aprimorar seus conhecimentos e empregar tecnologias de ponta"dispara Lefter.

Completando o time, Bruno Pessamilio, especialista em biosseguridade e planos de contingência para a avicultura, traz a contribuição da experiência em Defesa Agropecuária Animal, com 15 anos de aprendizado à frente do Serviço Veterinário Oficial e PNSA – Programa Nacional de Sanidade Avícola; Guilherme Matuella, especialista da BRF; e Filipe Fernando, Médico Veterinário, Mestre e Doutor em Patologia Animal pela FCAV-Unesp e especialista em vacinas virais pela Harvard Medical School.

Possui experiência em pesquisa, diagnóstico e imunoprofilaxia de aves e suínos. Experiência na agroindústria e indústria farmacêutica. Atualmente, é Gerente de Marketing de Aves e Suínos na Boehringer Ingelheim. Guilherme Lando Bernardo Médico veterinário graduado pela Universidade do oeste de Santa Catarina – UNOESC (2007), possui especialização em sanidade de aves pela mesma instituição e atualmente é assessor técnico corporativo da Aurora Coop.

TAGS:
Alimenta 2025 - Gripe aviária


Texto publicado originalmente em Notícias
Leia também: