Cenouras 18-07-2024 | 10:03:00

Cotações da cenoura despencam e restringem margens

Alta da produtividade eleva oferta

Por: CEPEA/Esalq

A oferta tem sido superior à demanda, justamente em decorrência do maior volume de áreas colhidas, o que tem ocasionado sobras nas roças. No comparativo junho x maio, o preço pago ao produtor recuou quase 55% na região mineira, com média mensal indo de R$ 4,03/kg para R$ 1,82/kg, havendo recuo ainda maior na parcial de julho.
VEJA TAMBÉM:

Por conta dos ganhos em produtividade, há diluição dos custos unitários, fazendo com que eles sejam menores ante os meses anteriores. Ainda assim, as cotações reduzidas restringem as margens, e caso os preços pagos continuem em queda, o cenário pode ser de prejuízo aos produtores.


Já em Caxias do Sul (RS), o cenário ainda é de grande dificuldade após a tragédia climática que atingiu o estado. Além do solo erosado e investimentos perdidos, produtores estão tendo dificuldades em colher, plantar e efetuar os manejos necessários, já que as chuvas continuam ocorrendo. Mesmo o volume sendo baixo, a qualidade está completamente comprometida, com muitos problemas de mela, pinta e podridão. Tal cenário inviabiliza a operação de diversas lavouras, o que tem feito com que diversos produtores deixem a atividade – ao menos no curto prazo.

TAGS:
cenouras - oferta


Texto publicado originalmente em Notícias
Leia também: