Feijão 30-05-2025 | 10:03:00

Clima reduz produção de feijão no PR e aumenta risco no final da safra

Com perdas já confirmadas, produtores ainda enfrentam riscos no fim da colheita

Por: Angela Ruiz

A principal causa da redução é o clima seco e quente durante o desenvolvimento da cultura, que comprometeu o rendimento das lavouras.
VEJA TAMBÉM:

Além dos danos diretos causados pela falta de umidade no solo, o tempo favoreceu o aumento da mosca-branca, praga que impactou negativamente o enchimento de grãos, prejudicando ainda mais a produtividade.
Foto: Edina Franciosi – Mangueirinha – PR – Colheita do Feijão


Os Campos Gerais, uma das principais regiões produtoras do estado, foram os mais afetados pelas condições climáticas adversas e pelo ataque da praga.

Clima preocupa na reta final de colheita

Atualmente, a colheita já passou de 57% da área total e apenas 10% das lavouras restantes ainda estão em fases suscetíveis a perdas, o que representa menos de 4% da área total ainda exposta. No entanto, o clima pode voltar a preocupar.

A produtora rural Débora Cristina, de Luiziânia (PR), demostra preocupação com a geada. “Estou com a área de feijão em enchimento de grãos. Se a geada vir forte com certeza terei perdas de qualidade e produtividade”, relata a produtora.

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, entre os dias 02 e 05 de junho, há expectativa de chuva para as áreas de cultivo de feijão no Paraná o que pode comprometer as lavouras que ainda estão em campo na fase de maturação ou prestes a ser colhida.

TAGS:
Feijão - Clima - Colheita feijão - Paraná


Texto publicado originalmente em Notícias
Leia também: