As lavouras de milho nos Estados de Sergipe, Alagoas e Bahia foram favorecidos pelas chuvas registradas em parte da região Nordeste.
Enquanto as precipitações favoreceram o desenvolvimento dos cultivos de terceira safra na região, também dificultaram a implantação e o estabelecimento do trigo em algumas áreas da região Sul.
As informações são referente às condições observadas de 1 a 21 de julho e fazem parte do Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)
Segundo a publicação, o frio tem beneficiado o desenvolvimento dos cultivos de inverno. No Centro-Oeste, Matopiba e parte da região Sudeste, o clima seco e quente foi predominante e contribuiu com a maturação e a colheita do algodão e do milho segunda safra, mas restringiu parcialmente o cultivo de áreas com trigo.
A análise espectral mostra condições variadas referentes à resposta do Índice de Vegetação (IV). Isso deve-se, principalmente, às restrições climáticas no desenvolvimento dos cultivos de segunda safra e de inverno e ao atraso na semeadura dos cultivos de inverno.
Embora se observa o atraso na semeadura do trigo na região Sul, de maneira geral, a condição de desenvolvimento das lavouras é favorável.
Publicado mensalmente, o BMA é resultado da colaboração entre Conab, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Grupo de Monitoramento Global da Agricultura (Glam), além de agentes colaboradores que contribuem com dados pesquisados em campo. O Boletim está disponível na íntegra no site da Conab.
'