Previsão do Tempo 23-01-2025 | 19:10:00

Chuva ameaça colheita do milho primeira safra em diversas regiões

Previsão de chuvas em diversas regiões devem atrapalhar o andamento da colheita da Safra Verão 2024/25, que chega a 4,4% a nível nacional, segundo a Conab

Por: Redação RuralNews

No Rio Grande do Sul, o tempo seco favoreceu a evolução da colheita, que apresenta bons resultados, mas a falta de chuvas tem causado estresse nas plantas e perda de produtividade nas áreas em florescimento e enchimento de grãos.No Paraná, a cultura do milho apresentou melhora visível na fase de maturação dos grãos e a expectativa de excelentes médias de produção se mantém, mas a colheita ainda é pontual.
VEJA TAMBÉM:

Em Santa Catarina, nas primeiras áreas colhidas foram obtidas boas produtividades, porém a redução das precipitações nos últimos dias tem provocado sintomas de estresse hídrico em diversas áreas.Em Minas Gerais, as lavouras se encontram em boas condições, mas o excesso de chuvas no noroeste do estado prejudicou a polinização. Em São Paulo, a colheita foi iniciada em algumas áreas.
Uma nova frente fria provoca aumento nas condições de chuva na Região Sul no sábado


Na Bahia, as lavouras se desenvolvem bem no oeste do estado, enquanto as áreas semeadas no centro norte e sul baiano tem o seu desenvolvimento afetado devido aos baixos volumes de chuva. No Maranhão, o plantio foi intensificado no noroeste do estado devido à regularização das chuvas na região.Em Goiás, as condições climáticas continuam favoráveis ao desenvolvimento da cultura.No Pará, o plantio avança nas regiões de Paragominas e Santarém, favorecido pela regularização das precipitações.

Região Sul

Na região Sul, nesta quinta-feira (23/01), a chuva retornaou ao Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de ter reforçado as instabilidades no Estado do Paraná. Segundo o Climatempo, há previsão de pancadas, com risco para temporais, entre o oeste e norte gaúcho até o norte paranaense.Já nesta sexta-feira (24/01), o tempo deve ficar instável com previsão de chuva forte no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no centro-sul e leste do Paraná. Não se descarta o risco de temporais localizados.

Só não há previsão de chuva no extremo norte e noroeste do Paraná.Uma nova frente fria provoca aumento nas condições de chuva na Região Sul no sábado (25/01), com risco de chuva a qualquer momento com alerta de temporais.

Região Sudeste

Na região Sudeste, aquinta-feira (23/01), foi de sol, tempo abafado e pancadas de chuva isoladas em São Paulo, Rio de Janeiro e centro-sul de Minas Gerais. inclusive nas capitais. No Espírito Santo, mais sol do que chuva.Nesta sexta-feira (24/01), há a previsão de pancadas moderadas a forte de chuva com risco de temporais isolados no estado de São Paulo.

No Rio de Janeiro, centro-norte e leste de Minas Gerais e no Espírito Santo sol e pancadas típicas de verão entre tarde e noite. No Triângulo e sul de Minas, céu nublado com chuva.No sábado (25/01), a região Sudeste terá um dia abafado e com condições de pancadas fortes de chuva no oeste, no centro e leste do estado de São Paulo durante o período da tarde. Chove em forma de pancadas mais localizadas em Minas Gerais, no sul fluminense e no centro-norte capixaba.

Região Centro Oeste

Na região Centro-Oeste, aquinta-feira (23/01) também foi de muito sol e tempo abafado. A chuva caiu isolada em áreas do centro-leste de Mato Grosso do Sul, norte de Goiás e no norte e leste de Mato Grosso.

A sexta-feira (24/01), será marcada por tempo quente, úmido e abafado em quase todas as áreas da Região. Ao longo do dia, as nuvens aumentam e ocorrem pancadas a qualquer hora no noroeste de Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás. Sol e pancadas de verão no centro-leste de Mato Grosso e no interior goiano. No Distrito Federal, não há expectativa de chuva.

No sábado (25/01), alerta de temporais em Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás. Fim de semana abafado e com pancadas moderadas a forte. Pode chover durante à tarde em Mato Grosso com risco de trovoadas.

Região Nordeste

Na quinta-feira (23/01), a chuva diminui sobre a Região. As pancadas acontecem isoladas entre o Piauí, norte da Bahia e em Pernambuco. Nas demais áreas, mais sol do que chuva.Na sexta-feira (24/01), dia de sol, temperaturas em elevação e chuva forte entre Maranhão e Pará.

Chove em forma de pancadas no Piauí e Ceará. Pouca chuva no sertão. Pancadas moderadas no leste e litoral da Bahia, leste do Pernambuco e no litoral do Rio Grande do Norte.No sábado (25/01), dia de sol e muito calor no Nordeste. A umidade continua elevada e o risco de pancadas de chuva é alto entre o sul e leste da Bahia, no centro-sul e interior do Piauí, no Maranhão, Ceará, litoral do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

Região Norte

Na quinta-feira (23/01), dia de sol, calor e algumas nuvens, mas sem chuva em Roraima. Pancadas mais fortes caem sobre o Amazonas. Acre e Rondônia.Na sexta-feira (24/01), pancadas a qualquer momento no Amazonas. Acre, Pará, Tocantins e Amapá com risco alto de temporais.

A chuva acontece de forma frequente no sul de Roraima e pode vir acompanhada por trovoadas.No sábado (25/01), a chuva acontece em todas as áreas da Região, mas, o tempo não fica completamente fechado. Dia de sol, aumento de nuvens e pancadas que podem ocorrer em vários períodos do dia com alerta de temporal.

TAGS:
Chuvas - colheita safra verão - previsão do tempo


Texto publicado originalmente em Notícias
Leia também: