Brasil segue com clima de verão e risco de temporais
Primeira quinzena de abril termina com alerta para chuvas intensas em todas as regiões do país.
Por: Redação RuralNews
Embora o calendário marque um mês de outono no próximo dia 20 de abril, a atmosfera no Brasil ainda apresenta características típicas do verão. De acordo com a Climatempo, a umidade continua elevada e, mesmo com algumas quedas pontuais de temperatura, o clima segue quente.
VEJA TAMBÉM:
Esse cenário favorece a formação de nuvens carregadas. Nesta terça-feira, 15 de abril, a circulação dos ventos em diversos níveis da atmosfera vai intensificar áreas de instabilidade em todas as regiões do país.
As demais áreas da região, incluindo as regiões metropolitanas de Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, estão fora dos alertas.
Vitória pode ter chuva moderada, mas o Grande Rio, a Grande Belo Horizonte, a Grande São Paulo e demais áreas cinzas no mapa de risco não devem registrar chuva intensa.
Em Cuiabá e nas demais áreas de Mato Grosso, são esperadas pancadas de chuva moderadas a fortes.
A Climatempo alerta para temporais no norte do Amapá, no noroeste, centro e sudeste do Amazonas e no norte de Rondônia. O norte do Pará e o sul do Amapá, incluindo Belém e Macapá, ficam fora da zona de risco de chuva.
O extremo sul e o oeste da Bahia (incluindo Barreiras), além do sul do Maranhão e do Piauí, podem ter pancadas de chuva moderadas a fortes. O litoral de Pernambuco pode ter chuva moderada.
TAGS:
Texto publicado originalmente em Notícias
Esse cenário favorece a formação de nuvens carregadas. Nesta terça-feira, 15 de abril, a circulação dos ventos em diversos níveis da atmosfera vai intensificar áreas de instabilidade em todas as regiões do país.

Ar quente e úmido mantém o padrão de verão. Foto: Canva
Região Sul
Há alerta para temporais no oeste e noroeste do Paraná. Pancadas de chuva moderadas a fortes também são esperadas no sul, centro, norte e litoral do Paraná; no oeste, centro e sul de Santa Catarina; e no norte do Rio Grande do Sul.As demais áreas da região, incluindo as regiões metropolitanas de Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, estão fora dos alertas.
Região Sudeste
Temporais são esperados no oeste e noroeste de São Paulo e de Minas Gerais, incluindo Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Triângulo Mineiro e Unaí. Também há risco de chuva moderada a forte no centro, sul e norte de São Paulo, na serra da Canastra, no Vale do Rio Doce e no Vale do Jequitinhonha.Vitória pode ter chuva moderada, mas o Grande Rio, a Grande Belo Horizonte, a Grande São Paulo e demais áreas cinzas no mapa de risco não devem registrar chuva intensa.
Região Centro-Oeste
O risco de temporais é elevado em todo o Centro-Oeste. Todas as áreas de Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e centro-leste e sudeste de Mato Grosso podem ter temporais, incluindo Campo Grande, Goiânia e Brasília.Em Cuiabá e nas demais áreas de Mato Grosso, são esperadas pancadas de chuva moderadas a fortes.
Região Norte
A maior parte da Região Norte pode registrar pancadas de chuva moderadas a fortes.A Climatempo alerta para temporais no norte do Amapá, no noroeste, centro e sudeste do Amazonas e no norte de Rondônia. O norte do Pará e o sul do Amapá, incluindo Belém e Macapá, ficam fora da zona de risco de chuva.
Região Nordeste
É a região com menor risco de chuva intensa nesta terça-feira. Há alerta para temporais no sudoeste da Bahia, na divisa com Minas Gerais.O extremo sul e o oeste da Bahia (incluindo Barreiras), além do sul do Maranhão e do Piauí, podem ter pancadas de chuva moderadas a fortes. O litoral de Pernambuco pode ter chuva moderada.
TAGS:
Previsão do tempo - clima - Climatempo
- temporais
-
Texto publicado originalmente em Notícias
Leia também: