Brasil e México reforçam parceria sanitária e comercial
Países fortalecem parceria sanitária e comercial no ROAD SHOW INTERNACIONAL 2025, com foco em segurança alimentar e previsibilidade no comércio
Por: Redação RuralNews
O encontro ocorreu durante a missão presidencial brasileira à Cidade do México e integrou a agenda bilateral de promoção do comércio de proteínas. Além disso, seguiu padrões internacionais da OMSA, com foco em transparência e base técnica. Com isso, o evento reforçou a confiança entre os dois países.
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Participaram do evento o Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e a Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. Também estavam presentes o Presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e o Embaixador do Brasil no México, Nedilson Jorge.
Além disso, representantes da SEDAR, SENASICA, COMECARNE, CAMEBRA e ANETIF marcaram presença. Dessa forma, o encontro contou com ampla representação técnica e comercial dos dois países.
Durante o seminário, os participantes discutiram regionalização sanitária e o reconhecimento dos estados do Acre, Paraná, Rondônia e Rio Grande do Sul como livres de febre aftosa sem vacinação. Além disso, abordaram decisões proporcionais, reconhecimento mútuo de status sanitário e segurança alimentar como política pública multilateral.
Assim, os países importadores podem internalizar as diretrizes da OMSA de forma mais eficiente. “O México é um parceiro estratégico do Brasil, com laços institucionais consolidados e grande potencial para ampliar o comércio de carnes, ovos e genética avícola. Ao discutir decisões sanitárias sob a ótica da OMSA, damos mais previsibilidade ao comércio e mais segurança aos consumidores”, destacou Ricardo Santin, presidente da ABPA.
Em 2024, o México foi o 9º maior destino da carne de frango brasileira, com 191 mil toneladas exportadas e US$ 403 milhões em receita. Além disso, o seminário sucedeu a primeira edição do Road Show, realizada nas Filipinas, e antecede novas ações programadas em mercados estratégicos como China, União Europeia, África do Sul, Chile, Malásia, Peru, Canadá e Arábia Saudita.
Portanto, o ROAD SHOW INTERNACIONAL 2025 integra o projeto da ABPA e ApexBrasil para promover globalmente as marcas Brazilian Chicken, Brazilian Pork, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Duck. Com isso, o programa fortalece a presença brasileira no comércio internacional e aumenta a confiança dos consumidores.
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Texto publicado originalmente em Notícias
Presença de autoridades e representantes

Autoridades discutem cooperação sanitária e comércio entre Brasil e México. Foto: ABPA / Divulgação
Participaram do evento o Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e a Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. Também estavam presentes o Presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e o Embaixador do Brasil no México, Nedilson Jorge.
Além disso, representantes da SEDAR, SENASICA, COMECARNE, CAMEBRA e ANETIF marcaram presença. Dessa forma, o encontro contou com ampla representação técnica e comercial dos dois países.
Temas debatidos e decisões sanitárias
Durante o seminário, os participantes discutiram regionalização sanitária e o reconhecimento dos estados do Acre, Paraná, Rondônia e Rio Grande do Sul como livres de febre aftosa sem vacinação. Além disso, abordaram decisões proporcionais, reconhecimento mútuo de status sanitário e segurança alimentar como política pública multilateral.
Assim, os países importadores podem internalizar as diretrizes da OMSA de forma mais eficiente. “O México é um parceiro estratégico do Brasil, com laços institucionais consolidados e grande potencial para ampliar o comércio de carnes, ovos e genética avícola. Ao discutir decisões sanitárias sob a ótica da OMSA, damos mais previsibilidade ao comércio e mais segurança aos consumidores”, destacou Ricardo Santin, presidente da ABPA.
Resultados e próximos passos
Em 2024, o México foi o 9º maior destino da carne de frango brasileira, com 191 mil toneladas exportadas e US$ 403 milhões em receita. Além disso, o seminário sucedeu a primeira edição do Road Show, realizada nas Filipinas, e antecede novas ações programadas em mercados estratégicos como China, União Europeia, África do Sul, Chile, Malásia, Peru, Canadá e Arábia Saudita.
Portanto, o ROAD SHOW INTERNACIONAL 2025 integra o projeto da ABPA e ApexBrasil para promover globalmente as marcas Brazilian Chicken, Brazilian Pork, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Duck. Com isso, o programa fortalece a presença brasileira no comércio internacional e aumenta a confiança dos consumidores.
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