Pecuária de corte 15-06-2024 | 9:05:00

Arroba do boi gordo estabiliza e contém desvalorização

Não se trata de preços mais altos, mas uma resistência expressiva que vai definindo o limite da queda

Por:

A reação se deve, em boa parte, ao pecuarista que se recusou a vender por valores mais baixos que a referência. O setor industrial já testou o mercado em algumas oportunidades, com ofertas abaixo e até ficando fora da ponta compradora. A estratégia trouxe o efeito de recuo nos preços da arroba do gado pronto, mas também proporcionaram redução nas escalas de abate.
VEJA TAMBÉM:

Chama muito atenção a característica do ano de 2024 com registros de recordes em sequência nas exportações de carne bovina, mês a mês, há registro de números históricos. O mesmo ocorre quando vemos os números do primeiro trimestre de abates, divulgados pelo IBGE, os maiores desde quando a série passou a ser registrada. Mais do que isso, a observação dos abates SIF de abril e maio, mostram que o ritmo de abates segue intenso, ainda que com visível redução na participação de fêmeas.
Chama muito atenção a característica do ano de 2024 com registros de recordes em sequência nas exportações de carne bovina. Foto Gilson Abreu/AEN


Em outra observação, temos todos os produtos brasileiros exportados ganhando mais competitividade com um dólar muito valorizado frente ao Real. Aliás, a moeda brasileira é a que conta com maior desvalorização entre países emergentes. Dito isso, a carne bovina brasileira, para o importador, está cada vez mais barata, fator que aumenta expectativa de exportação em volumes e demanda por animais para abate.

TAGS:
boi gordo - mercado - cotação - pecuária de corte

Leia também: