Clima 11-09-2025 | 16:56:00

Ar seco mantém Brasil em alerta

Secura do ar deixa Brasil em alerta com umidade mínima de 6% e temperaturas acima de 35°C

Por: Redação RuralNews

Ribeirão Preto, no norte de São Paulo, registrou o menor índice, apenas 6%. Para comparação, a OMS considera níveis próximos a 60% adequados para o conforto humano.
VEJA TAMBÉM:

Calor intensifica a secura

Ar fica muito seco em grande parte do Brasil nos próximos dias. Foto: Getty Image


O aumento das temperaturas agravou a baixa umidade. Na tarde de 10 de setembro, estados do Centro-Oeste, Norte e Nordeste registraram cerca de 40°C, enquanto o interior de São Paulo chegou a 35°C a 37°C. Minas Gerais marcou 36°C a quase 39°C e o norte do Paraná 33°C a quase 36°C. Quanto mais quente o ar, mais intensa se torna a evaporação do solo e da vegetação, aumentando a secura.

Dias quentes e secos devem continuar



Segundo a Climatempo, o calor e a secura devem permanecer pelo menos até o início da próxima semana. As temperaturas altas continuarão no Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, além de parte do Paraná.

A umidade relativa do ar deve variar entre 21% e 30% em muitas regiões, enquanto índices próximos a 10% devem voltar a aparecer no interior do Sudeste, Centro-Oeste, interior do Nordeste, Tocantins e leste do Pará.

Como se proteger da secura do ar?



Para se proteger, é essencial beber mais água que o habitual, fazer exercícios físicos no início da manhã ou à noite, cuidar de crianças e idosos oferecendo água frequentemente e usar cremes ou óleos corporais para manter a pele hidratada.

TAGS:
Clima - Ar Seco - Secura do ar - Climatempo


Texto publicado originalmente em Clima e tempo
Leia também: