Amendoim 06-10-2025 | 16:53:00

Amendoim brasileiro bate recorde com 180 mil toneladas exportadas

São Paulo lidera produção e exportação, com 86% da safra nacional e avanço de 26% nas vendas externas

Por: Redação RuralNews

Crescimento nas vendas externas

VEJA TAMBÉM:

Toda a safra exportada neste ano veio de São Paulo, que concentra 100% dos grãos enviados ao exterior. Os principais destinos foram Rússia (22%), China (21%), Argélia (11%) e Países Baixos (7%), porta de entrada para o mercado europeu. Além disso, o aumento expressivo de embarques para a China, com 35 mil toneladas, chamou atenção do setor e mostra a crescente demanda externa.
Amendoim brasileiro bate recorde histórico de exportação com liderança de São Paulo em 2025. Foto: Canva


A pesquisadora Renata Martins Sampaio, do IEA, explica que a demanda chinesa foi decisiva. “A China é a maior produtora e também a principal consumidora mundial de amendoim. Por isso, sua produção interna não conseguiu atender o consumo”, destacou. Portanto, o Brasil conseguiu ocupar esse espaço e expandir sua presença no mercado global.

Atualmente, o país produz cerca de 1 milhão de toneladas de amendoim, voltadas aos segmentos de confeitaria e óleo, o que posiciona o Brasil como o sexto maior exportador mundial.

Avanço do óleo de amendoim e novos mercados



Outro destaque da safra 2024/25 foi o aumento de 170% nas exportações de óleo de amendoim, totalizando 98 mil toneladas. O produto teve como principais destinos a China (87%) e a Itália (13%). Além disso, o óleo conquistou o mercado internacional por seu sabor marcante e alto valor nutricional.

Segundo a nutricionista Sizele Rodrigues, da Diretoria de Segurança Alimentar (Cosali/SAA), ele é “rico em gorduras poli-insaturadas, como o Ômega 6, que fortalece o sistema imunológico e contribui para a saúde do coração. Além disso, oferece vitamina E e antioxidantes, como o resveratrol, que ajudam na prevenção de doenças como o Alzheimer”. Portanto, o produto agrega benefícios nutricionais e competitividade ao Brasil.

São Paulo lidera com inovação e pesquisa



São Paulo responde por 86% da produção nacional e lidera a exportação. O Estado produz, em média, mais de 700 mil toneladas por ano, com destaque para Tupã (13,6%), Marília (12,7%) e Jaboticabal (12,2%).

Para o secretário executivo da SAA, Alberto Amorim, o resultado é fruto de pesquisa, inovação e governança. “O setor do amendoim é motivo de orgulho para o agro paulista. O sucesso se deve ao trabalho sólido do Instituto Agronômico (IAC-Apta) e da Câmara Setorial do Amendoim, que há mais de dez anos impulsiona a cadeia produtiva”, afirmou.

O IAC, referência nacional, desenvolveu 80% das variedades cultivadas no país. O pesquisador Ignácio José de Godoy ressalta que essas cultivares garantem alta produtividade e resistência a doenças, além de melhorar a qualidade dos grãos.

Além disso, o instituto atua em melhoramento genético, manejo sustentável do solo e controle de pragas, o que aumenta a competitividade do produto brasileiro no mercado global. Portanto, a combinação de inovação, pesquisa e estratégia fortalece o setor e mantém o país entre os líderes mundiais.

TAGS:
Amendoim - Amendoim brasileiro - Recorde - São Paulo - Safra Nacional - Exportação


Texto publicado originalmente em Notícias
Leia também: