Algodão brasileiro é destaque na Textile Exchange Conference 2025
Produtores e representantes do setor mostraram como o Brasil se destaca em sustentabilidade e rastreabilidade no cultivo do algodão
Por: Redação RuralNews
A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) marcou presença na Textile Exchange Conference 2025, em Lisboa, Portugal. Além disso, o objetivo da delegação brasileira foi alertar para o aumento do consumo de fibras sintéticas e mostrar como o algodão brasileiro contribui para uma moda mais sustentável e saudável.
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Juliana Lopes, diretora de ESG, Comunicação e Compliance da Amaggi, reforçou que o evento evidenciou desconhecimento sobre a cotonicultura brasileira no exterior. De fato, “muitos se surpreendem com o trabalho feito no Brasil, especialmente em rastreabilidade. Durante as reuniões com marcas, ONGs e outras instituições, compartilhamos informações sobre a legislação e o dia a dia do produtor”, disse.
Camila Batata, gerente de comunicação e marketing da Scheffer, complementou: “Fazer rastreabilidade desde a fazenda é rotineiro para nós, porém, muitos mercados ainda veem isso como inovação. Assim, participar deste evento nos permite levar essa mensagem ao mundo”.
Além disso, o cuidado com o solo, o uso de tecnologia e a agricultura regenerativa chamaram atenção dos visitantes. Luiz Carlos Bergamaschi, produtor e conselheiro da Abrapa, destacou que o contato com marcas e ONGs também foi uma oportunidade de escuta. “Enquanto mostramos nossas boas práticas, ao mesmo tempo, ouvimos as demandas do mercado para continuar atendendo às novas exigências da indústria e dos consumidores”, explicou.
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Texto publicado originalmente em Destaques
Sustentabilidade e boas práticas
Fabio Carneiro, gerente de Sustentabilidade da Abrapa, explicou que muitas práticas discutidas globalmente já fazem parte do cotidiano dos produtores brasileiros. Portanto, “o interesse por práticas de agricultura regenerativa levou muitos visitantes ao nosso estande. Dessa forma, tivemos a oportunidade de ouvir as demandas do setor enquanto mostramos como o Brasil garante rastreabilidade e certificações de sustentabilidade”, afirmou.
Abrapa apresenta sustentabilidade e rastreabilidade da pluma brasileira em Lisboa. Foto: Abrapa / Divulgação
Juliana Lopes, diretora de ESG, Comunicação e Compliance da Amaggi, reforçou que o evento evidenciou desconhecimento sobre a cotonicultura brasileira no exterior. De fato, “muitos se surpreendem com o trabalho feito no Brasil, especialmente em rastreabilidade. Durante as reuniões com marcas, ONGs e outras instituições, compartilhamos informações sobre a legislação e o dia a dia do produtor”, disse.
Camila Batata, gerente de comunicação e marketing da Scheffer, complementou: “Fazer rastreabilidade desde a fazenda é rotineiro para nós, porém, muitos mercados ainda veem isso como inovação. Assim, participar deste evento nos permite levar essa mensagem ao mundo”.
Além disso, o cuidado com o solo, o uso de tecnologia e a agricultura regenerativa chamaram atenção dos visitantes. Luiz Carlos Bergamaschi, produtor e conselheiro da Abrapa, destacou que o contato com marcas e ONGs também foi uma oportunidade de escuta. “Enquanto mostramos nossas boas práticas, ao mesmo tempo, ouvimos as demandas do mercado para continuar atendendo às novas exigências da indústria e dos consumidores”, explicou.
Cotton Brazil e promoção internacional
O Brasil é o maior exportador de algodão do mundo e o terceiro maior produtor. No ciclo 2024/25, o país embarcou 2,83 milhões de toneladas de pluma, 6% a mais que no ano anterior. Além disso, a promoção internacional do algodão é feita pela Abrapa por meio do programa Cotton Brazil, em parceria com a ApexBrasil e com apoio da Anea.TAGS:
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