Economia 19-12-2025 | 10:29:00

Agroindústria impulsiona PIB da cadeia da soja e do biodiesel no 3º trimestre

Crescimento da agroindústria, safra recorde e aumento do processamento sustentam nova revisão positiva do PIB da cadeia da soja e do biodiesel em 2025

Por: Redação RuralNews

Estudos do Cepea, em parceria com a Abiove, indicam que o PIB da cadeia pode crescer 11,66% em 2025. A estimativa supera em 0,37 ponto percentual a projeção anterior e reforça o peso da agroindústria no resultado do setor.
VEJA TAMBÉM:

Processamento e safra recorde sustentam crescimento

Expansão do processamento de soja e da produção de biodiesel fortalece a cadeia e amplia impacto econômico no país. Foto: Abiove / Divulgação


De modo geral, a colheita de uma safra recorde de soja no Brasil, aliada ao maior processamento do grão, vem sustentando a forte alta do PIB da cadeia em 2025. Além disso, o segmento de biodiesel ganhou fôlego com a entrada do B15 em agosto, o que ampliou a produção no terceiro trimestre.

Com esse desempenho, a cadeia da soja e do biodiesel deve responder por 23% do PIB do agronegócio neste ano e por 5,7% do PIB nacional. Os dados reforçam o papel estratégico da agregação de valor no campo e na indústria.

Apesar do avanço do PIB, a variação dos preços relativos tornou-se negativa no terceiro trimestre. Entre janeiro e setembro de 2024 e o mesmo período de 2025, os preços da cadeia recuaram 7,27%, piorando frente à estimativa anterior. Esse movimento está ligado, sobretudo, ao efeito de base de comparação, já que houve fortes elevações de preços no terceiro trimestre de 2024.

Ainda assim, o crescimento dos volumes produzidos garantiu expansão da renda da cadeia. A estimativa atual aponta alta de 3,54% em 2025, revertendo uma sequência de três anos de queda, embora a projeção tenha sido revisada para baixo pela segunda vez no trimestre.

Emprego e comércio exterior ganham destaque



O mercado de trabalho da cadeia também apresentou avanço. No terceiro trimestre de 2025, o número de pessoas ocupadas cresceu 7,15%, totalizando 2,39 milhões de trabalhadores. O aumento foi puxado, principalmente, pelos segmentos antes da porteira e pelos agrosserviços, impulsionados pela maior área plantada e pelo uso crescente de tecnologia.

Por outro lado, houve redução das ocupações dentro da porteira e na agroindústria. Na produção de soja, a queda reflete ganhos de produtividade do trabalho, com destaque para o recuo registrado no Rio Grande do Sul, impactado por problemas climáticos.

No comércio exterior, as exportações da cadeia somaram 35,54 milhões de toneladas no terceiro trimestre de 2025, alta de 11,78% em relação ao mesmo período do ano anterior. A receita alcançou US$ 14,5 bilhões, com avanço mais moderado devido aos preços mais baixos da soja e do farelo no mercado internacional.

Enquanto os embarques de soja em grão foram impulsionados pela China e pelo Sudeste Asiático, o farelo teve crescimento com destino à União Europeia e ao Leste Asiático. Já o óleo de soja registrou queda nas exportações, diante da demanda firme no mercado interno.

TAGS:
Agroindústria - PIB - Cadeia da soja - Biodiesel - Abiove - Cepea -


Texto publicado originalmente em Capa
Leia também: