Feiras 19-05-2025 | 15:29:00

AgroBrasília 2025 começa nesta terça com foco em inovação e debates inéditos

Tecnologia de ponta, sustentabilidade, presença internacional e valorização das mulheres no agro estão entre os destaques da programação

Por: Redação RuralNews

VEJA TAMBÉM:

Este ano, a programação destaca inovação, reunindo debates sobre sustentabilidade, tecnologias avançadas, startups e o fortalecimento do protagonismo feminino no agronegócio.
Foto: Gesival Nogueira Kebec/Trilux


Para José Guilherme Brenner, presidente da AgroBrasília e da Coopa-DF, o evento reforça a relação entre tecnologia e produção rural: “Queremos mostrar que o agro é também um setor de inovação, proporcionando espaço para que pequenas empresas apresentem suas soluções e atraiam investidores”.



A Emater-DF, presente desde a primeira edição, volta com uma programação focada em inovação e sustentabilidade. Cleison Duval, presidente da Emater-DF, destaca temas ambientais como o crédito de carbono, além de oferecer tecnologias acessíveis para produtores de diferentes portes, com 10 circuitos temáticos que vão da avicultura à fruticultura. Em 2025, há ainda destaque para a produção artesanal de queijos e debates ambientais.

A Embrapa, por meio da unidade Arroz e Feijão, também marca presença, apresentando soluções para aumentar a produtividade e a adaptação ao Cerrado. Os pesquisadores Mábio Lacerda e Leonardo Cunha Melo conduzirão palestras que reforçam a conexão entre pesquisa científica e a prática no campo.



Um dos principais espaços do evento é o Ambiente de Inovação e Tecnologia (AITEC), com 1.200 m² dedicados a reunir produtores, startups, instituições de ensino e estudantes em uma programação interativa. A Vila Startup contará com mais de 20 startups, incluindo as vencedoras da chamada pública promovida pela Coopa-DF e ABDI, que participarão do Concurso AgroBrasília de Inovação.



Lydia Costa, coordenadora do AiTec, ressalta que a inovação está presente em todas as áreas do agronegócio e é fundamental para o evento: “A agricultura está em constante evolução, e o AiTec cria um espaço para reunir as soluções tecnológicas do setor”. O local oferece ainda hackathon, palestras, estúdio de podcast, áreas de convivência e um lago movido a energia solar, demonstrando compromisso com a sustentabilidade. A UnB também terá participação ativa em painéis temáticos.

Na quinta-feira (22), o “Dia Internacional” receberá diplomatas e autoridades de mais de 20 países para apresentar as tecnologias para o Cerrado e a agricultura tropical. Já na quarta-feira (21), ocorrerá a 3ª Cimeira Internacional das Cooperativas de Língua Portuguesa, promovida pela Organização das Cooperativas Brasileiras do Distrito Federal (OCB-DF).



No sábado (24), acontece o 3º Encontro de Mulheres do Agro, intitulado “Elas Plantam o Futuro”, que celebra o empreendedorismo feminino e fortalece a troca de experiências no setor rural. Franceska Cenci, vice do comitê gestor da Feira, destaca: “Quando as mulheres se unem, têm uma força transformadora. Temos voz e vez no presente e futuro do agro”.



Outros destaques incluem painéis sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), o Encontro de Cafeicultura do RIDE e DF, e debates sobre a Lei de Bioinsumos e produção regenerativa.



AAgroBrasília 2025 é organizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF) e acontecerá de 20 a 24 de maio, das 8h30 às 18h, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci (BR 251 km 5 - PAD-DF, Brasília). A entrada é gratuita.

TAGS:
Feiras - AgroBrasília - Inovações - Tecnologia - Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal


Texto publicado originalmente em Notícias
Leia também: