Qualidade do trigo fica abaixo do padrão no Rio Grande do Sul

Na sua reta final no Rio Grande do Sul, a colheita do trigo chega a 98% no Estado com uma significativa queda na qualidade dos grãos, devido às chuvas

Publicado em 04/12/2023

O Rio Grande do Sul, maior produtor de trigo do Brasil, está com sua colheita quase concluída, chegando a 98% da área total neste inicio do mês de dezembro, segundo levantamento da Emater/Ascar-RS. Agora, restam áreas a serem colhidas apenas no Sul e Nordeste devido semeadura mais tardia nas regiões.

Segundo levantamento do Climatempo, em Manoel Viana, na Fronteira Oeste, a colheita foi concluída, obtendo produtividade média de 1.980 kg/ha, o que representa queda de 38% em relação à estimativa inicial. Assim como observado nos demais municípios da região, a qualidade dos grãos ficou consideravelmente abaixo do padrão ideal.

Nas regiões mais a Oeste e Noroeste do Estado, a colheita já foi concluída
Nas regiões mais a Oeste e Noroeste do Estado, a colheita já foi concluída

Em Quaraí, o plantio ocorreu em época mais tardia em comparação aos outros municípios da região. A colheita alcança 80% das áreas. A produtividade e PH está diminuindo significativamente desde o início da colheita, e as médias atuais estão em 1.200 kg/ha e PH inferior a 76.


Em São Gabriel, a colheita foi finalizada, e as áreas ainda com trigo apresentaram índices elevados de umidade. As perdas atingem 50%. Na Campanha, em algumas lavouras, ocorreu acamamento de plantas devido aos fortes ventos e ao grande volume de chuva. Em Caçapava do Sul, 90% das lavouras foram colhidas. Em Aceguá, 80% e em Lavras do Sul, 60%.


Em Caxias do Sul, área serrana, a colheita está praticamente concluída e a maior parte da safra colhida apresenta péssima qualidade de grãos, que estão impróprios para comercialização, inclusive para a ração animal, em razão do elevado percentual de grãos mofados e brotados.

Nos Campos de Cima da Serra, a produtividade variou entre 2.000 e 3.000 kg/ha, enquanto o PH está abaixo de 72, resultando na destinação desses grãos para a ração animal, com algumas restrições advindas da qualidade.


Em Erechim e Passo Fundo, a chuva prejudicou o processo de colheita, restando ainda 2% a serem colhidos. O PH registrado permanece baixo, ratificando a produção de uma safra de baixa qualidade. A colheita do trigo está encerrada em Frederico Westphalen e Santa Rosa e em Ijuí, a cultura encontra-se no estágio final de colheita.


Em Pelotas, a colheita avançou e a área colhida aproxima-se de 70%. Em Santa Maria, a colheita supera 90% da área cultivada. O produto atualmente colhido permanece com baixa qualidade, e parte está sendo classificada como triguilho.

A área cultivada de trigo totalizou 1.516.236 hectares. A produtividade estimada atualmente indica rendimento de 2.164 kg/ha, representando redução de 28,38% em relação à projeção inicial.

TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.