Sol e tempo seco predominam no Sul no Nordeste

O ar quente e úmido predomina sobre Sudeste, no Centro-Oeste e no Norte do Brasil permitindo o crescimento de nuvens carregadas
Imagem do autor

Publicado em 12/12/2023

Uma massa de ar seco predomina sobre o Sul do Brasil nesta terça-feira. A diminuição dos níveis de umidade no ar dificulta a formação de grandes nuvens e a ocorrência de chuva.

O ar seco e quente predomina sobre o Nordeste e também deixa a maior parte da Região sem condições para chuva.

O ar quente e úmido predomina sobre Sudeste, no Centro-Oeste e no Norte do Brasil permitindo o crescimento de nuvens carregadas, provocam fortes pancadas de chuva e raios, por vezes de forte intensidade.

A Zona de Convergência Intertropical aumenta a chuva no litoral do Amapá.

Previsão do tempo para o Brasil para 12/12/2023 - terça-feira


Região Sul



A chuva dá uma trégua na Região Sul. Uma massa de ar seco predomina sobre o Sul do Brasil nesta terça-feira e a queda dos níveis de umidade no ar dificulta a formação de grandes nuvens e a ocorrência de chuva na maioria das áreas da região.

Sem chuva e com pouca nebulosidade no Sul do Brasil, as temperaturas ficam elevadas e a sensação será calor na maior parte do dia.
Há previsão de poucas pancadas de chuva na faixa litorânea de Santa Catarina e também do Paraná, mas não há nenhuma situação de alerta para essas regiões.

A região da Grande Curitiba e o Vale do Itajaí podem até amanhecer nubladas, com névoa e muita nebulosidade, mas depois o sol vai aparecer entre muitas nuvens, mas não há expectativa de chuva.

Atenção: uma nova frente fria vai se aproximar do Rio Grande do Sul já na quarta-feira e as condições para as pancadas de chuva nesse estado voltam a aumentar

Região Sudeste



O ar quente úmido predomina sobre a Região Sudeste nesta terça-feira e nuvens carregadas ainda crescem na maioria das áreas da Região. Pancadas de chuva devem ocorrer na maior parte do Sudeste. Faz calor no Sudeste, mas dentro da normalidade.

O dia será com sol, tempo seco e temperaturas elevadas só na região do Vale dos Jequitinhonha, na divisa de Minas Gerais com a Bahia.

Todas as outras áreas de Minas Gerais, do Rio De Janeiro e também do Espírito Santo vão ter pancadas de chuva e períodos com sol no decorrer do dia. A situação de alerta na região de Vitória, onde a chuva pode cair de forma volumosa.

Atenção para chuva moderada na região serrana do estado do Rio de Janeiro, no norte do estado do Rio e na região da Zona da Mata Mineira.

Na região da cidade do Rio de Janeiro, de Angra dos Reis e na região dos Lagos, deve chover a qualquer hora, mas com períodos de sol e não há uma situação de alerta. Ou seja, não tem risco de temporais para Angra dos Reis e nem para a região da cidade do Rio de Janeiro

A região do Vale do Rio Doce, o sul do Espírito Santo, outras áreas capixabas como a região de Linhares e Colatina, no Vale do rio Doce, na Grande Belo Horizonte, Triângulo Mineiro, toda parte oeste de Minas Gerais e também no extremo norte e noroeste do estado de São Paulo, vão ter pancadas de chuva com raios à tarde ou à noite. Essas regiões ficam em situação de atenção para chuva moderada a forte.

O tempo deve ficar seco, com predomínio de sol, em todo o oeste, centro e sul do estado de São Paulo. Pelo litoral paulista, há possibilidade de alguma chuva ao longo do dia, mas é uma chuva de pouca intensidade. Na grande São Paulo, esta terça-feira amanhece com bastante nebulosidade, depois o sol aparece e pode chover um pouco durante a tarde, mas não há nenhuma situação de alerta.

Região Centro-Oeste



O ar quente úmido predomina sobre a Região Centro-Oeste do Brasil nesta terça-feira. A circulação de ventos sobre a Região vai ajudar a concentrar mais umidade sobre o Mato Grosso, Goiás e sobre o Distrito Federal. Nessas regiões, as pancadas de chuvas serão mais frequentes e podem acontecer a qualquer hora do dia. Há risco de chuva forte, de raios e temporais em alguns locais.

Em Mato Grosso do Sul, o sol vai aparecer com força na maior parte do dia e podem ocorrer algumas pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, na maior parte do estado, incluindo a região de Campo Grande. Não deve chover nas áreas de divisa com o Paraná e com o extremo oeste de São Paulo.

A Região Centro-Oeste tem um dia abafado, com temperaturas altas durante a tarde, mas dentro da normalidade, por enquanto.

Região Nordeste



O ar seco e quente predomina sobre a Região Nordeste do Brasil. A baixa umidade do ar vai inibir a formação de grandes nuvens e a ocorrência de chuva na maior parte da Região.

Para esta terça-feira, a previsão é de sol forte em todos os estados do Nordeste do Brasil. Há previsão de chuva passageira na faixa litorânea, desde da região de Natal até o extremo sul da Bahia

No interior da Região, algumas pancadas de chuva com raios poderão acontecer à tarde ou à noite no centro, sul e oeste do Maranhão, no e sul do Piauí e no oeste da Bahia.

Nas áreas de sertão e em quase todo o interior da Bahia, a situação é de atenção para níveis de umidade do ar baixos entre 21 e 30%.

Região Norte



O ar quente e úmido predomina sobre o Norte do Brasil e estimula a formação de nuvens carregadas sobre todos os estados da Região. A Zona de Convergência Intertropical aumenta as condições para chuva em parte do Amapá.

No Acre e Rondônia, a situação é de alerta para temporais, que podem ocorrer a qualquer hora do dia. No litoral do Amapá e no Amazonas, as pancadas de chuva com raios também podem ocorrer várias vezes no decorrer do dia, mas intercaladas com períodos de sol. Há risco de chuva moderada a forte.

Em Roraima, no interior do Amapá, no Pará e no Tocantins, o sol aparece forte e há previsão de pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite, de forma isolada.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Destaques
Mais lidas
1
Detalhado projeto da nova fábrica da Mahindra no RS
2
Ano se inicia com preços do IPPA em queda
3
Após dia de alta, Commodities voltam a cair em Chicago
4
Indicador do algodão sobe e já opera na casa do R$ 4,2/LP
5
Começa hoje a Abertura Oficial da Colheita do Arroz no RS
6
Chuvas em fevereiro aliviam situação de lavoras de café
7
Preços da arroba do boi e da carne seguem pressionadas
8
Indicador do arroz retoma patamar de nov/23
9
Dia de muita chuva em grande parte do Brasil
10
Chuva continua volumosa no Tocantins, Sudeste e Nordeste
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.