Encontro em Brasília discutiu ampliação do fluxo comercial, intercâmbio de boas práticas agrícolas e parcerias técnicas entre Brasil e República Dominicana
Na quarta-feira (2), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu o embaixador da República Dominicana no Brasil, Robert Takata, em visita de cortesia na sede do ministério, em Brasília. O encontro teve como objetivo fortalecer as relações bilaterais, com foco na ampliação do comércio, abertura de mercados e acordos de cooperação técnica no setor agropecuário.
Fávaro destacou a importância de trocas comerciais equilibradas entre os países. “Temos que ampliar o fluxo comercial entre nossos países. E, quando falo em ampliar, não é apenas vender: quero saber também o que a República Dominicana tem a oferecer ao Brasil. Essa é uma determinação do presidente Lula,” afirmou.
O embaixador Takata ressaltou o interesse dominicano em conhecer e aplicar as boas práticas agrícolas brasileiras para fortalecer seu setor produtivo, ainda que em escala menor.
Fávaro lembrou que, há 50 anos, o Brasil era importador de alimentos, mas, com a criação da Embrapa e investimentos em pesquisa, tornou-se uma potência agrícola e referência mundial. Segundo ele, o presidente Lula orienta a manter o Brasil aberto para cooperação, transferência de tecnologia e disseminação de conhecimento.
No encontro, a República Dominicana manifestou interesse em ampliar a exportação de charutos para o Brasil, enquanto o Brasil busca expandir suas exportações de carnes para o mercado dominicano, incluindo a habilitação de frigoríficos brasileiros via sistema de pre-listing.
Também participaram da reunião o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luís Rua, e o ministro-conselheiro da Embaixada dominicana, Erick Bernard.