HOME | Notícias | Internacional

Acordo agrícola Brasil–Angola avança após reuniões do ministro Fávaro

Reuniões em Angola tratam de cooperação bilateral, investimentos e segurança alimentar entre os dois países

Acordo agrícola Brasil–Angola avança após reuniões do ministro Fávaro

Ministro Carlos Fávaro se reúne com autoridades angolanas para avançar a cooperação Brasil–Angola na produção agrícola. Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária / Divulgação

1016
Foto do autor Redação RuralNews
21/01/2026 |

O acordo bilateral Brasil–Angola na produção agrícola avançou nesta terça-feira (20). Nesse contexto, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, cumpriu agenda em Angola com autoridades do governo local e representantes do setor financeiro.

Inicialmente, o Brasil protocolou a proposta oficial de cooperação junto a autoridades angolanas. A iniciativa busca ampliar a produção agrícola no país africano e, ao mesmo tempo, fortalecer a segurança alimentar. Além disso, mais de 30 produtores brasileiros já manifestaram interesse em investir em projetos locais.

Publicidade
Banner publicitário

Durante a agenda, as reuniões reuniram autoridades das áreas econômica e agrícola de Angola, bem como representantes de instituições financeiras nacionais. Assim, os encontros trataram de modelos de cooperação, ambiente de investimentos e possíveis fontes de financiamento.

Segundo o ministro Carlos Fávaro, o acordo bilateral Brasil–Angola na produção agrícola reforça laços históricos entre os países. Além disso, ele destacou a experiência brasileira em pesquisa agropecuária e tecnologias de baixo carbono. Dessa forma, a parceria amplia oportunidades para ambos os lados.

Na sequência, o ministro se reuniu com a Corporação Financeira Internacional, ligada ao Grupo Banco Mundial. Nesse encontro, a instituição demonstrou interesse em financiar projetos previstos no acordo bilateral.

Atualmente, a Corporação atua em Angola com foco na diversificação econômica. Os investimentos envolvem agricultura, energia, infraestrutura, logística, turismo e finanças. Além disso, a instituição prevê ampliar sua atuação no país nos próximos anos.

Por fim, o ministro afirmou que o acordo bilateral Brasil–Angola na produção agrícola gera ganhos concretos. Com isso, o Brasil amplia oportunidades de exportação de máquinas, equipamentos, sementes e insumos. Ao mesmo tempo, Angola avança na produção de alimentos e na segurança alimentar.

...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

TAGS: #Acordo agrícola # Brasil
# Angola # Reuniões # Fávaro # Carlos Fávaro
Publicidade
Banner publicitário

Leia também

Publicidade
Banner publicitário
Publicidade
Banner publicitário