Muita chuva no Norte, Nordeste e no Sul do Brasil

A semana começou com um sistema de alta pressão atmosférica ganhando força sobre parte do Brasil, que vai reduzir a chuva em parte da Região Sudeste, do Centro-Oeste e sobre a Bahia.
Imagem do autor

Publicado em 27/02/2024

Mas com a intensificação de baixas pressões atmosféricas, uma no mar, na costa de Santa Catarina, e outra sobre o Paraguai, muitas nuvens carregadas crescem sobre o Sul do Brasil e provocam chuva forte nos três estados.

A água do mar está mais quente do que o normal na costa norte do Brasil e isso ajuda a manter as áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical espalhadas entre o litoral norte do Nordeste, o litoral do Pará e do Amapá.

A circulação de ventos de um vórtice ciclônico em altos níveis (circulação de ventos no sentido horário em torno de 10 km de altitude), que se desloca do Tocantins para o Mato Grosso e Rondônia mantém as nuvens carregadas sobre parte do Norte e do Centro-Oeste do país.

Previsão do tempo para o Brasil para 27/02/2024 - terça-feira


Região Sul

A presença de ar quente e úmido sobre a Região Sul do Brasil e de baixas pressões atmosféricas sobre o Paraguai e sobre o mar,, na costa de Santa Catarina, geram nuvens carregadas sobre os três estados da Região.

A terça-feira com alerta para muita chuva sobre o Rio Grande do Sul, no centro, oeste e Sul de Santa Catarina. em todas essas áreas, as e podem ocorrer várias vezes ao longo do dia. o alerta é para chuva volumosa que pode causar transtornos para a população. há risco de temporais também na grande Porto Alegre.
Na grande Florianópolis, no litoral norte e no planalto norte de Santa Catarina, no Vale do Itajaí e em todo o Paraná, o sol aparece pela manhã e as pancadas de chuva com raios devem acontecer à tarde e à noite. Há risco de chuva forte. Pode chover forte também na grande Curitiba.




Região Sudeste

Um sistema de alta pressão atmosférica ganhou força sobre a Região Sudeste. Alta pressão atmosférica cria um movimento do ar de cima para baixo que reduz a umidade em superfície e as condições para chuva.

Este sistema de alta pressão atmosférica vai deixar o tempo firme, com muito sol e pouca chuva nos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. Pode chover rapidamente no norte Capixaba e na região do Vale do Jequitinhonha, na divisa de Minas com o sul da Bahia.

No Norte e Noroeste do Rio De Janeiro e no norte do estado de São Paulo, esta terça-feira também será com predomínio de sol e tempo seco.

No Grande Rio, na Grande São Paulo e nas demais áreas dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, o sol vai aparecer forte, mas há previsão de algumas pancadas de chuva com raios à tarde e em parte da noite. A chuva pode ser moderada a forte na tríplice divisa de São Paulo, com Minas e com o Rio de Janeiro e também na divisa de São Paulo com o Paraná.





Região Centro-Oeste

Um sistema de alta pressão atmosférica ganhou força sobre o Goiás e sobre o Distrito Federal e deixa o tempo firme nesta terça-feira, com muito sol. Não há previsão de chuva nestas áreas.

O sol forte e o tempo seco também vão predominar no leste de Mato Grosso e na divisa de Mato Grosso do Sul com Goiás.

O norte de Mato Grosso, pode ter pancadas de chuva a qualquer hora do dia, mas tem previsão de períodos com o sol.

Em Mato Grosso do Sul e nas demais áreas de Mato Grosso, incluindo a região de Cuiabá, o sol deve aparecer na maior parte do dia, sempre junto de algumas nuvens, e há previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Pode chover com moderada a forte intensidade.





Região Nordeste

O ar quente e úmido que está sobre o Nordeste e a presença da Zona de Convergência Intertropical mantém as nuvens carregadas sobre a maioria das áreas da Região.

Os estados do Maranhão, do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba passam esta terça-feira com muita nebulosidade e pancadas de chuva frequentes. A situação de alerta para temporais.

A chuva mais volumosa, com maior potencial para transtornos para a população, deve ocorrer sobre o Ceará, em Teresina e no norte do Piauí em São Luís e no centro-norte do Maranhão

O sol e o tempo seco vão predominar sobre o oeste da Bahia e na região do Vale do São Francisco.

Nas outras áreas da Bahia, em Sergipe, Alagoas e em Pernambuco vão ocorrer pancadas de chuva nesta terça-feira, mas com períodos de sol na maior parte do dia. A chuva pode ser moderada forte no litoral da Bahia inclusive em Salvador.





Região Norte
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.