INÍCIO AGRICULTURA Clima

Muita chuva no Norte, Nordeste e no Sul do Brasil

A semana começou com um sistema de alta pressão atmosférica ganhando força sobre parte do Brasil, que vai reduzir a chuva em parte da Região Sudeste, do Centro-Oeste e sobre a Bahia.
Imagem do autor

Publicado em 27/02/2024

Mas com a intensificação de baixas pressões atmosféricas, uma no mar, na costa de Santa Catarina, e outra sobre o Paraguai, muitas nuvens carregadas crescem sobre o Sul do Brasil e provocam chuva forte nos três estados.

A água do mar está mais quente do que o normal na costa norte do Brasil e isso ajuda a manter as áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical espalhadas entre o litoral norte do Nordeste, o litoral do Pará e do Amapá.

A circulação de ventos de um vórtice ciclônico em altos níveis (circulação de ventos no sentido horário em torno de 10 km de altitude), que se desloca do Tocantins para o Mato Grosso e Rondônia mantém as nuvens carregadas sobre parte do Norte e do Centro-Oeste do país.
Previsão do tempo para o Brasil para 27/02/2024 - terça-feira


Região Sul

A presença de ar quente e úmido sobre a Região Sul do Brasil e de baixas pressões atmosféricas sobre o Paraguai e sobre o mar,, na costa de Santa Catarina, geram nuvens carregadas sobre os três estados da Região.

A terça-feira com alerta para muita chuva sobre o Rio Grande do Sul, no centro, oeste e Sul de Santa Catarina. em todas essas áreas, as e podem ocorrer várias vezes ao longo do dia. o alerta é para chuva volumosa que pode causar transtornos para a população. há risco de temporais também na grande Porto Alegre.
Na grande Florianópolis, no litoral norte e no planalto norte de Santa Catarina, no Vale do Itajaí e em todo o Paraná, o sol aparece pela manhã e as pancadas de chuva com raios devem acontecer à tarde e à noite. Há risco de chuva forte. Pode chover forte também na grande Curitiba.




Região Sudeste

Um sistema de alta pressão atmosférica ganhou força sobre a Região Sudeste. Alta pressão atmosférica cria um movimento do ar de cima para baixo que reduz a umidade em superfície e as condições para chuva.

Este sistema de alta pressão atmosférica vai deixar o tempo firme, com muito sol e pouca chuva nos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. Pode chover rapidamente no norte Capixaba e na região do Vale do Jequitinhonha, na divisa de Minas com o sul da Bahia.

No Norte e Noroeste do Rio De Janeiro e no norte do estado de São Paulo, esta terça-feira também será com predomínio de sol e tempo seco.

No Grande Rio, na Grande São Paulo e nas demais áreas dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, o sol vai aparecer forte, mas há previsão de algumas pancadas de chuva com raios à tarde e em parte da noite. A chuva pode ser moderada a forte na tríplice divisa de São Paulo, com Minas e com o Rio de Janeiro e também na divisa de São Paulo com o Paraná.





Região Centro-Oeste

Um sistema de alta pressão atmosférica ganhou força sobre o Goiás e sobre o Distrito Federal e deixa o tempo firme nesta terça-feira, com muito sol. Não há previsão de chuva nestas áreas.

O sol forte e o tempo seco também vão predominar no leste de Mato Grosso e na divisa de Mato Grosso do Sul com Goiás.

O norte de Mato Grosso, pode ter pancadas de chuva a qualquer hora do dia, mas tem previsão de períodos com o sol.

Em Mato Grosso do Sul e nas demais áreas de Mato Grosso, incluindo a região de Cuiabá, o sol deve aparecer na maior parte do dia, sempre junto de algumas nuvens, e há previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Pode chover com moderada a forte intensidade.





Região Nordeste

O ar quente e úmido que está sobre o Nordeste e a presença da Zona de Convergência Intertropical mantém as nuvens carregadas sobre a maioria das áreas da Região.

Os estados do Maranhão, do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba passam esta terça-feira com muita nebulosidade e pancadas de chuva frequentes. A situação de alerta para temporais.

A chuva mais volumosa, com maior potencial para transtornos para a população, deve ocorrer sobre o Ceará, em Teresina e no norte do Piauí em São Luís e no centro-norte do Maranhão

O sol e o tempo seco vão predominar sobre o oeste da Bahia e na região do Vale do São Francisco.

Nas outras áreas da Bahia, em Sergipe, Alagoas e em Pernambuco vão ocorrer pancadas de chuva nesta terça-feira, mas com períodos de sol na maior parte do dia. A chuva pode ser moderada forte no litoral da Bahia inclusive em Salvador.





Região Norte
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.