Com a valorização externa e a disposição de compradores brasileiros em pagar mais por material de qualidade, sustentam os preços segundo o Cepea
Redação RuralNews
19/03/2025 | 08:49:00
O algodão em pluma segue a semana em alta no mercado spot nacional. A procura por material de maior qualidade por parte dos consumidores brasileiros e também as recentes valorizações da pluma no mercado externo é o que tem suportado a alta na comercialização, segundo levantamento realizado pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).
Conforme o Centro de Pesquisas, produtores estão focados no cumprimento de contratos com a pluma, fazendo caixa com a venda de soja. Assim, boa parte dos cotonicultores está firme em suas ofertas pelos lotes da safra 2023/24 e mostra interesse na comercialização antecipada envolvendo a pluma das próximas temporadas (2024/25 e 2025/26) destinadas aos mercados interno e externo.
De acordo com o Progresso de Safra realizado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a maioria das lavouras de algodão está em fase de desenvolvimento vegetativo 51%. Em floração 27% e em formação das maçãs em 21,6%.