Adapar orienta municípios do PR sobre prevenção da raiva
Adapar percorre municípios do Oeste do Paraná para orientar sobre raiva nos herbívoros e reforçar a vacinação obrigatória
Por: Redação RuralNews
Mobilização nos municípios
A iniciativa passou por Cascavel, Catanduvas, Ibema, Campo Bonito, Corbélia, Três Barras do Paraná, Quedas do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Medianeira, Lindoeste, Matelândia, Braganey, Iguatu, Guaraniaçu e Diamante D’Oeste. O objetivo foi reforçar a importância da prevenção, uma vez que a raiva é uma zoonose fatal que afeta animais e humanos.

A chefe da Divisão das Raivas do Herbívoros, Elzira Pierre, apresenta sobre a Raiva na Coopavel. Foto: Adapar
Atividades educativas
“Este projeto busca engajar diferentes públicos, não só produtores, mas também veterinários, agentes de saúde e estudantes”, explica Elzira Pierre, chefe da Divisão de Raiva dos Herbívoros da Adapar. Durante a ação, servidores visitaram escolas, cooperativas, sindicatos e prefeituras, promovendo debates e esclarecendo dúvidas.
A Cooplaf e a Coopavel, em Cascavel, receberam apresentações conduzidas por profissionais da Adapar, detalhando os riscos da doença e reforçando a importância da vacinação e das medidas de biosseguridade. Estudantes da rede municipal também participaram das atividades, levando conhecimento para suas famílias.
Vacinação obrigatória
A mobilização ocorre após a publicação da portaria nº 368/2025, que tornou obrigatória a vacinação contra a raiva em 30 municípios do Oeste. O produtor tem seis meses para se adequar. Em 2024, o Paraná confirmou 227 focos de raiva, sendo mais da metade nas regiões de Cascavel e Laranjeiras do Sul. Até setembro de 2025, foram contabilizados 170 focos em 41 municípios, sendo 88 no Oeste.
A raiva, transmitida principalmente pelo morcego hematófago, representa risco econômico e à saúde humana. Por isso, a Adapar reforça que a vacinação e a educação sanitária são essenciais. Produtores devem notificar imediatamente qualquer caso suspeito à agência.
TAGS:
Adapar - Municipios - PR
- Oeste do PR
- Raiva - Vacinação -
Texto publicado originalmente em Notícias
Leia também: